O escritório Gerkan, Marg and Partners (gmp Architects) venceu a concorrência para projetar a nova sede da fabricante mundial de celulares Xiaomi na Changping Future Science City, em Pequim. Batizada de “Mi Cube”, o projeto reflete a filosofia da empresa (tecnologia inteligente, design minimalista) através de uma arquitetura que combina uma fachada geométrica e estruturada com uma sequência de espaços internos dinâmica e multifacetada.
O design arquitetônico do campus corporativo apresenta uma estrutura de 60 metros de altura, diante de um cubo de vidro que contém plataformas interconectadas e volumes de espaços de trabalho em paisagens abertas, escritórios e espaços para reuniões. Módulos cúbicos são empilhados em uma formação de escadaria, em torno de um átrio central, e são conectados através de quatro estruturas nucleares e pontes. Essa configuração geométrica cria diferentes níveis e jardins elevados que podem ser utilizados em disposições flexíveis, oferecendo lugares dinâmicos para a comunicação e a socialização, assim como uma ampla gama de vistas dentro e em torno do prédio.
A fachada também reflete o conceito arquitetônico do prédio, com as janelas verticais e profundas dos escritórios que contrastam com as fachadas brilhantes dos átrios. Todos os prédios do campus seguem a mesma estratégia de design, criando uma identidade unificada em torno da sede da companhia.
Os novos escritórios irão apresentar um parque extensivo de paisagens que se conecta com as linhas dos prédios de pesquisa e desenvolvimento, formando uma orientação em direção ao centro verde. A "Mi Gate", que serve como um portal para campus, é um caminho aberto que corta pelo edifício a partir de uma estação de metrô no sudeste em direção ao parque e o "Centro de Pesquisas". O caminho é acessado pelo pátio que se abre até o parque, e é um anexo espacial ladeado a leste e a oeste por casas espaçosas e salões de eventos.
Em 2021, o gmp venceu uma concorrência para reprojetar uma fábrica inutilizada de aço inoxidável para acomodar a Academia de Belas Artes de Xangai. O projeto vencedor mantém a estrutura principal de 860 metros do edifício industrial, assim como suas torres de ventilação, e acentua o eixo central com uma mistura de espaços sociais. A empresa também recebeu o prêmio Prix Versailles 2021 pelo projeto do Aeroporto de Berlin Brandenburg Willy Brandt, que conquistou o primeiro lugar na categoria "Interior Especial".