A empresa de tecnologia de construção ICON divulgou seu mais novo projeto, a “House Zero”, feita com o uso de impressão 3D. O projeto é de autoria do escritório Lake|Flato Architects, sediado no Texas. Este é o primeiro projeto da série “Exploração” da ICON, que busca evidenciar as possibilidades da construção aditiva e desenvolver novas linguagens plásticas, com o objetivo de “mudar o paradigma da construção de residências”. A chamada "honestidade dos materiais" presentes na casa combina a manifestação dos processos de construção feitos por robôs com as texturas naturais da madeira, criando um design atemporal.
O projeto é uma casa de três quartos, dois banheiros e um lavabo com uma unidade adicional de um quarto ou um banheiro. A possibilidade dessa unidade adicional é uma vantagem da fabricação aditiva, que colabora para a eficiência energética e melhora os princípios biofílicos. Impressa com o sistema de construção Vulcan da ICON, a casa incorpora um tipo de parede composta por um material à base de cimento que retarda a transferência de calor, substituindo os sistemas construtivos tradicionais, que têm várias camadas e sua execução é dividida em várias etapas. As paredes arredondadas reforçadas com aço têm essa forma para uma melhor eficiência estrutural, ao mesmo tempo que as curvas também ajudam a criar um movimento mais fluido dentro da casa.
A House Zero é o nascimento de linguagens arquitetônicas completamente inéditas e vernaculares, que usarão a construção com robôs para fornecer nossas maiores necessidades em habitação: conforto, beleza, dignidade, sustentabilidade, acessibilidade e esperança. Casas como esta só são possíveis com impressão 3D e este é o novo padrão do que a impressão 3D pode significar para o mundo […] A habitação do nosso futuro deve ser diferente da habitação que conhecemos. - Jason Ballard, cofundador e CEO da ICON
O Lake|Flato Architects, desenvolvedores de software da ICON, engenheiros robóticos e cientistas de materiais colaboraram para desenvolver novas estratégias no campo da construção aditiva. Ao mesmo tempo, o projeto foi concebido sobre princípios de flexibilidade e resiliência, com um layout capaz de satisfazer vários modos de vida. O projeto coloca tecnologias de construção inovadoras sem ignorar particularidades do contexto do edifício.
Projetada para ter consumo de energia zero, a casa mostra e ultrapassa os limites atuais da fabricação aditiva na escala do edifício. Em comparação com ensaio antigos de construções do Lake|Flato, esta é uma casa reduzida ao essencial. A House Zero usa tecnologia para expor coisas duradouras: o trabalho e as matérias-primas necessárias para criar abrigo que dure bastante e um senso de lugar e lar capaz de criar conexões intensas - Lewis McNeel, Sócio Associado da Lake|Flato.
A ICON abrirá as portas da “House Zero” para visitação de 13 a 14 de março como parte do programa SXSW 2022.