Alunos da Universidade de Tunghai, em Taiwan, projetaram uma espécie de recife de coral artificial. A proposta é que a estrutura seja feita com cerâmica ecológica e impressa em 3D que pode ajudar a revitalizar rios urbanos.
Os corais são essenciais para garantir a saúde e a vida nos oceanos, portanto são insubstituíveis. Entretanto, a estrutura impressa tem como missão cumprir uma função específica: servir de abrigo para organismos aquáticos. Isso por si só já pode contribuir para a manutenção de várias espécies.
Batizada de “C-ecology”, a ideia é que a estrutura seja implantada com um sistema wetland, isto é, uma espécie de filtro coberto com plantas filtrantes. Cada módulo é colocado na superfície na água, sendo que as plantas ficam boiando na parte superior enquanto o coral artificial fica na parte inferior, à disposição das espécies marinhas.
Segundo os idealizadores, a estrutura possibilita o surgimento e manutenção de organismos. Ter esses seres vivos aumenta a circulação da água, o que por sua vez melhora a qualidade do rio urbano.
O sistema ainda é modular e portanto pode se adaptar a diversos rios – independentemente do tamanho e profundidade.
Via CicloVivo.