O escritório Shigeru Ban Architects projetou um retiro de bem-estar na Ilha Awaji, no Japão. O projeto apresenta uma estrutura de madeira em forma de ponte suspensa sobre a paisagem, proporcionando aos visitantes uma experiência contemplativa.
A escolha por usar uma viga de madeira Vierendeel permite um vão de 21 metros e um balanço significativo em uma das extremidades da estrutura de 90 metros de comprimento. O retiro Zenbo Seinei, voltado para meditação e alimentação saudável, está atualmente em construção e deverá ser inaugurado ainda neste primeiro semestre de 2022.
Construído sobre colunas de aço, o edifício se eleva acima da vegetação na parte norte da ilha. O projeto contará com um restaurante e alojamentos, além de um mirante ao ar livre para a prática de zazen, uma forma de meditação. Fora do bloco principal, espalhados pelo terreno, um café e banhos ao ar livre estarão à disposição dos visitantes.
O projeto vem na esteira de uma série de obras em madeira desenvolvidas por Shigeru Ban, das quais se destacam o Swatch and Omega Campus na Suíça, a Shishi-Iwa House no Japão e o Aspen Art Museum. Nos últimos anos, o estúdio tem colaborado com a UN-Habitat, pareceria que gerou várias tipologias de abrigos em um bairro piloto de Kalobeyei, no Quênia. O projeto leva em conta a vasta experiência de Shigeru Ban com projetos emergenciais para situações de desastres naturais.