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Arquitetos: LT2A, OPEN ARCHITECTES
- Área: 1050 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Utku Pekli
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Fabricantes: Ceramicasmora, Eko Okna, Heradesign
Descrição enviada pela equipe de projeto. A qualidade do local se deve à localização no coração de uma quadra verde. Os edifícios da escola são pavilhões entre os quais os usuários podem circular livremente. A poesia é realçada por belas árvores que formam eixos ou pontos de interesse, porém, a transição entre o layout existente no coração do quarteirão e a rua estava mal resolvida. O projeto encontrou uma solução que concilia a abertura para o coração da escola com a definição de um limite na rua. O edifício administrativo e as instalações anexas são também uma oportunidade para oferecer uma nova imagem do Athénée Royal Jules Destrée e para tornar o local mais seguro.
1- Valorizar o patrimônio verde. A avenida verde é a espinha dorsal do complexo. Ela distribui todas as funções principais da escola, para estender este eixo para a rua. Da mesma forma, uma bela árvore no limite sul do terreno configura uma transição entre a escola e as casas vizinhas, sendo essencial mantê-la.
2- Organizar o acesso. O local deveria ser acessível aos usuários, bem como aos veículos de emergência. Portanto, os acessos são separados de modo a limitar a altura da marquise que cobre a entrada principal no final da avenida. Além disso, foi importante criar um espaço onde os alunos pudessem se reunir com segurança antes e depois do dia escolar. O local de desembarque também foi localizado neste trecho.
3- Construir sobre o perímetro do local. A poesia do lote reside na generosidade de seus espaços abertos, sendo essencial otimizar a área de superfície e construir na borda leste do terreno. Entretanto, o projeto prevê um afastamento da rua para manter um respiro e afastar os escritórios no térreo dos pedestres, podendo ser ocupado por floreiras integradas à arquitetura. A construção no perímetro torna possível assegurar o estabelecimento, controlar o acesso e liberar espaço para algumas vagas de estacionamento.
4- Integrar no tecido existente para oferecer uma nova perspectiva. A configuração das casas vizinhas de ambos os lados do lote não permite a construção de uma fachada contínua. Ao norte, o projeto é articulado com o terreno adjacente graças a uma parede que servirá como elemento de sinalização para a escola e ao hall de entrada. Ao sul, a ligação será feita através da bela árvore existente. O edifício assim conectado ao tecido existente se tornará a nova imagem da escola para a cidade.