Está em andamento a construção da Ponte Simone-Veil do OMA em Bordeaux, com os primeiros elementos da estrutura metálica instalados na margem direita do rio Garonne. Com 548 metros de extensão, a sexta ponte sobre o rio Garonne ligará os municípios de Floirac e Bègles e proporcionará à cidade um novo espaço público. Projetada como uma superfície contínua com espaços públicos verdes em cada margem, a ponte de 44 metros de largura acomodará carros, transporte público, bicicletas, e uma grande superfície dedicada a pedestres. Quando concluída, se tornará a primeira ponte do OMA.
Há quase uma década em construção, a ponte Simone-Veil é concebida como uma plataforma para a vida cívica da cidade. Como resultado, o projeto mostra uma solução simples, técnica e estrutural que se torna o suporte para pedestres e programas públicos. O projeto da superfície permite flexibilidade conforme o tráfego que ele acomoda, ao mesmo tempo, em que cria um calçadão acessível. O projeto procura criar um diálogo entre os dois lados, com diferentes condições e ambientes.
A ponte, que apresenta um espaço generoso para pedestres e uma área pública ajardinada nas margens, altera a função tradicional de uma ponte. Além de simplesmente conectar dois locais, a ponte se torna um espaço cívico central. - Chris van Duijn, Sócio, OMA
A estrutura está prevista para ser concluída em novembro deste ano. A ponte e as instalações públicas serão entregues em 2024, seguida de um estacionamento em Bègles e um parque escultural em Floirac, que completará as intervenções na margem esquerda e direita do rio.