O Departamento de Patrimônio Nacional do Canadá, ao lado do ministro canadense Pablo Rodriguez, e a ministra das Mulheres e Igualdade de Gênero Marci Ien, assim como o LGBT Purge Fund divulgaram a "Thunderhead" como o conceito vencedor da competição pelo Monumento Nacional LGBTQ2+ de Ottawa. O projeto vitorioso simboliza uma nuvem carregada de trovoadas, que representa a "força, o ativismo e a esperança das comunidades LGBTQ2+, e será um testemunho duradouro à coragem e à humanidade daqueles que foram vítimas das leis homofóbicas e transfóbicas do expurgo LGBT".
O "Thunderhead" é projetado por uma equipe baseada em Winnipeg que inclui Liz Wreford, Peter Sampson e Taylor LaRocque, do Public City, os artistas visuais Shawna Dempsey e Lorri Millan, e Albert McLeod, consultor da Indigenous and Two-Spirited People. A escultura terá a inscrição de uma nuvem de trovoadas em um azulejo espelhado, e um caminho que cortará pelo parque contando a história de pessoas LGBTQ2+ no Canadá. Os arredores do monumento oferecem grandes espaços para apresentações e reuniões, assim como áreas isoladas para reflexões em silêncio.
Além da votação do júri, o processo de seleção também incluiu os resultados de uma pesquisa online, assim como feedbacks recebidos dos participantes do Círculo Indigenista do Monumento e do Comitê de Consultoria do Monumento.
Em novembro do ano passado, o Departamento Nacional de Patrimônio do Canadá anunciou os cinco finalistas para o concurso do Monumento Nacional LGBTQ2+, incluindo participações de firmas como SOM, MVRDV, MASS Design Group, Fathom Studio, e Two Row Architect. O processo pedia que os participantes expressassem resiliência em seus projetos, criando um espaço para a memória e a educação, enquanto oferecem um espaço inclusivo para a comunidade LGBTQIA+.
O monumento será localizado na região nordeste da Wellington Street, ao longo do Rio Ottawa e do Precinto Judiciário. O Fundo LGBT Purge selecionou o local após consultas com as comunidades LGBTQ2+, e foi aprovado em janeiro de 2020. Os próximos passos estão detalhados em desenvolvimentos de design do conceito vencedor pela construção do monumento, que deve ser finalizado em 2025.