Seguindo o ambicioso projeto de promover ainda mais institutos culturais no país, a Xeica Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, diretora da Qatar Museums anunciou que os escritórios OMA, Herzog & de Meuron, e ELEMENTAL irão projetar três novos museus em Doha que abordam os temas da arte islâmica, arte contemporânea, e evolução da indústria automobilística, respectivamente.
Construído ao longo da via expressa Lusail, Herzog & de Meuron irão projetar Lusail, um museu que explora a arte islâmica e do Oriente Médio por uma série de grandes espaços de galerias, uma biblioteca, um auditório, além de outras instalações públicas. A estrutura irá apresentar uma coleção extensiva de pinturas, desenhos, imagens, esculturas e escrituras ao longo de quatro grandes andares. Rem Koolhaas, do OMA irá projetar o Qatar Auto Museum, um estrutura que iterá 40 mil metros quadrados de espaços de exposição permanentes e temporários, um centro de restauração de veículos, um playground para crianças, simuladores de direção, e outras atividades relacionadas a carros, todas as quais destacarão a evolução dos carros e sua influência na cultura catari.
O prédio é um tipo de veículo que tem uma topografia complexa, uma mistura de fragmentos de diferentes lugares e funções. O que aprendemos durante esse processo, para abrir espaço para esse tipo de diálogo, é o que fará esse projeto importante para o Catar e para nós. — Jacques Herzog
O chileno vencedor do prêmio Pritzker Alejandro Aravena do ELEMENTAL e o paisagista Günther Vogt irão projetar o The Art Mill, um museu contemporâneo com espaços para exposições e apresentações. In 2017, o ELEMENTAL ganhou a proposta para o projeto. Durante as discussões, Aravana explicou como o escritório está "tentando engatilhar algumas consequências para o setor local mesmo antes do início da construção, explicando que o "the Art Mill não será apenas um objeto perfeitamente finalizado, mas uma oportunidade para jovens designers, artesãos, e artistas no Catar se juntarem para entregar o conhecimento que foi acumulado e contribuir para a construção, para que ela não apenas abrigue uma grande coleção, mas que estenda a públicos mais populares".
A notícia foi anunciada após a inauguração do 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum durante um painel de debates no Doha Forum, um evento que foca na economia criativa do país e suas perspectivas para o futuro. Sua Excelência recebeu a companhia dos arquitetos Alejandro Aravena e Jacques Herzog, ao lado de colegas palestrantes, artistas e empreendedores proeminentes, além de figuras da Cultura e dos Esportes.
Nenhum detalhe foi anunciado em relação a quando os projetos serão iniciados ou finalizados.
Via Qatar Museums