Em janeiro de 2022, o mundo da arquitetura perdeu um dos arquitetos pós-modernos mais icônicos da Europa, Ricardo Bofill, fundador do Taller de Arquitectura (RBTA). Nascido em Barcelona, o arquiteto espanhol desenvolveu o seu trabalho pelo mundo todo. Dentre suas obras, destacam-se o Castelo de Kafka e Walden 7, ambos na Catalunha, La Muralla Roja em Alicante, Axe Majeur em Paris ou a Universidade Politécnica Mohammed VI em Marrocos, entre muitas outras, e dois meses antes de sua partida, ele nos deixou uma última visão. Dentro do complexo Palmares Ocean Living & Golf, projetou uma casa inspirado em um templo clássico.
O complexo Palmares Ocean Living & Golf está localizado no Algarve, a região mais a sul de Portugal. Com lotes com ou sem projeto arquitetônico, o complexo é de propriedade e operado pela Kronos Homes e seu clubhouse ganhou o Prêmio Nacional do Imobiliário na categoria turismo no ano passado. Atualmente, existe a oportunidade de um comprador adquirir a esta moradia única, dando vida a um dos últimos projetos de Ricardo Bofill.
“A casa repousa sobre a paisagem sinuosa da costa, com sua forma e texturas arrojadas. Há uma intenção clara de torná-la visível à distância, uma presença que evoca um templo clássico com seus conjuntos de colunas” - Ricardo Bofill Taller de Arquitectura
- Artigo relacionado: RCR Arquitectes projetam resort inspirado na natureza em Algarve, Portugal
Bofill era conhecido pelo uso de cores e geometrias marcantes e vibrante, característica que explodiu no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Com a intenção de deixar para trás o modernismo, seu trabalho abrange diferentes áreas como poesia, matemática, literatura e economia, que ele incorporou em seus projetos arquitetônicos, assim como as influências do design árabe e mediterrâneo. Seja em Barcelona ou em Portugal, o arquiteto procurou incorporar essas influências em seu trabalho e projetou como o fez em Palmares que, como o estúdio disse, é um projeto que homenageia as luzes e sombras.
“Internamente, tudo está organizado em torno de um pátio central que divide o programa, proporcionando luz natural a todos os ambientes. O pátio, aberto ao mar, concentra toda a casa na vista para o mar e transforma a fachada frontal em área social, com piscina, sala de estar ao ar livre, sala de jantar e opção de lareira. A casa foi concebida com base num princípio modular que permite responder a diferentes necessidades sem perder a qualidade e identidade espacial. A grade proposta foca não apenas no edifício, mas também incorpora as variações da paisagem ao longo do ano. A adição de tecidos flamejantes às colunas adiciona uma camada suave de contraste para criar sombras que se movem e dançam com a posição do sol” - Ricardo Bofill Taller de Arquitectura