-
Arquitetos: Design Group Latinamerica, MAT Latinamerica
- Área: 1100 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Luis Ontiveros
-
Fabricantes: AMAZON.COM, ANTONIO LUPI DESIGN S.P.A., ARBI ARREDOBAGNO S.R.L, ARCOM S.R.L., Alivar, BAUXT SPA, BESANA MOQUETTE SRL, Bilton, CANTONI TRADING SRL, CEDIT, CINQUANTA3, Cielo, Cole and Son, Cotto d'Este, DITRE ITALIA S.R.L., Design It, Egoluce, FLEXFORM S.P.A, FLORIM STONE, FLOS TECNICO, +31
Descrição enviada pela equipe de projeto. Vencedor do “Prêmio Anual de Construção” na categoria “Desenvolvimento de Projetos Habitacionais de Alto Nível 2017” em Maracaibo, Venezuela, o edifício SEI é um projeto residencial de grande porte desenvolvido pela agência de arquitetura MAT Latinamerica em conjunto com o Design Group Latinamerica.
Localizado em um terreno de 410 m², o projeto admite a incorporação de 5 imóveis de 168 m², um solário na cobertura e 10 vagas de estacionamento. A planta geral dos apartamentos tem um espaço social flexível, totalmente aberto e livre de qualquer obstáculo visual ou estrutural, podendo acomodar diferentes organizações conforme a vontade do proprietário. Isso é possível através do importante vão entre os apoios, deixando praticamente um espaço de passagem, de fachada a fachada, garantindo ventilação natural, iluminação e total privacidade.
O terraço conta com solário, duchas externas e um pequeno salão com churrasqueira, que aproveita a vista do Lago de Maracaibo desde uma altura privilegiada. No campo da construção, a restrição dos estacionamentos obriga a considerar um vão de 11 metros em vigas e 7 metros em lajes, de forma a alojá-los no térreo; gerando espaços flexíveis livres de elementos estruturais nos pavimentos superiores.
Devido às proporções a serem cobertas, exigimos o uso de lajes maciças duplamente reforçadas, que viabilizaram as importantes distâncias entre os apoios, permitindo também o acabamento limpo nos tetos. Para obter rentabilidade em uma construção tão pesada, optou-se pela substituição do agregado graúdo do concreto estrutural por agregado leve na forma de argila expandida (ALIVEN); aliviando em até 30% o peso do edifício, reduzindo o tamanho das fundações, tornando-se um dos maiores projetos de concreto armado leve da última década na Venezuela.
Dois de seus apartamentos foram desenvolvidos sob a metodologia "chave na mão" que caracteriza o Design Group Latinamerica. Este serviço abrangente começa com a etapa de conceito até a integração de todas as disciplinas para a execução e entrega do projeto totalmente concluído.
Ambos os apartamentos caracterizam-se pela diversidade estética dos seus espaços; cujos contrastes inesperados e harmonias reconfortantes propõem um novo conceito visual para a vida residencial. Design Group Latinamerica combinou experiência, tecnologia e design contemporâneo para materializar ambientes requintados que exibem uma linguagem elegante, versátil e original; resultando em uma casa aconchegante de estilo incomparável.
Nos dois apartamentos, a cozinha do Valcucine Kitchens destaca-se pela sua modulação distinta que incorpora a ilha tradicional e a sala de jantar no mesmo espaço; tendo um caráter contemporâneo altamente estético e confortável, otimizando o espaço e integrando com sucesso dois ambientes muito importantes. Da mesma forma, procurou-se implementar uma estratégia funcional que permitisse a flexibilidade do espaço, para a qual foram incorporadas portas de correr da fábrica Rimadesio entre a cozinha e a sala de estar conferindo privacidade à área de acordo com a atividade; resultando em uma alternativa ideal para configurar ambientes em plantas abertas.