A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram a Town House, de Grafton Architects, e a cooperativa habitacional La Borda, de Lacol, como vencedores do Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea 2022 – Prêmio Mies van der Rohe. Premiada na categoria Arquitetura, a Town House foi escolhida por sua "extraordinária qualidade ambiental que cria um excelente espaço para estudar, dançar e se reunir". Já o prêmio de Arquitetura Emergente foi concedido ao projeto habitacional La Borda em Barcelona, elogiado por seu sistema de "copropriedade e cogestão de recursos".
O projeto de Grafton Architects apresenta uma fachada de colunatas em níveis variados que traz uma atmosfera doméstica ao edifício. O programa recebe harmoniosamente espaços de dança e estudo, mesclando camadas de silêncio e camadas de som sem que elas interfiram umas nas outras. Esta é a primeira vez que um edifício universitário vence o prêmio de arquitetura, destacando o potencial dos projetos ligados à educação pública.
La Borda, por sua vez, se organiza a partir de suas funções. O projeto de Lacol consiste em uma "habitação não-especulativa cujo valor se concentra no uso e na estrutura coletiva". Comparado a outros projetos residenciais, é considerado radical pois vai além da habitação cooperativa e funciona como um espaço onde quatorze profissionais com experiências variadas oferecem ferramentas ativas para promover mudanças urbanas baseadas na sustentabilidade social, ecológica e econômica.
A lista de nomeados apresentava 532 projetos de 41 países, concluídos entre outubro de 2018 e abril de 2021, que “destacam as oportunidades e as tendências da arquitetura atual no território europeu”, com foco em inclusão social, sustentabilidade, circularidade e estética. No início deste ano, a lista foi reduzida a 7 finalistas, sendo 5 projetos na categoria Arquitetura e 2 na categoria Arquitetura Emergente.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 12 de maio no Pavilhão de Mies van der Rohe em Barcelona e contará com a presença do Prefeito de Barcelona, do Comissário Europeu para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, e do Presidente da Fundació Mies van der Rohe. Além disso, haverá uma exposição de modelos, textos, vídeos, croquis e desenhos de 40 obras selecionadas.