A UN-Habitat e a empresa de tecnologia OCEANIX revelaram o projeto do primeiro protótipo do mundo para uma cidade flutuante sustentável, a ser localizada em Busan. O projeto pretende fornecer uma estrutura escalável de desenvolvimento para cidades costeiras que enfrentam escassez de terra e um aumento do nível do mar. Com uma população de 3,4 milhões de pessoas, Busan é a segunda maior cidade da República da Coreia e, ao mesmo tempo, uma das cidades marítimas mais importantes, tornando-a um ambiente adequado para a implantação do protótipo da cidade flutuante.
"Estamos no caminho certo para entregar a OCEANIX Busan e demonstrar que a infraestrutura flutuante pode criar novas terras para cidades costeiras que buscam maneiras sustentáveis de se expandir para o oceano enquanto se adaptam ao aumento do nível do mar", disse o CEO da OCEANIX, Sr. Philipp Hofmann, na reunião sediada na sede da ONU em Nova York. A comunidade flutuante da OCEANIX contará com um total de 6 hectares (15,5 acres) de plataformas interconectadas, que acomodarão 12.000 pessoas. Cada bairro abrigará edifícios de baixa altura definidos por linhas suaves e vários terraços.
O bairro marítimo modular da OCEANIX será um protótipo para cidades sustentáveis e resilientes. Como nossa primeira manifestação dessa nova forma de urbanismo aquático, a OCEANIX Busan expandirá o caráter e a cultura únicos da cidade terrestre para a água ao seu redor. Acreditamos que as plataformas flutuantes da OCEANIX podem ser desenvolvidas em escala para servir de base para futuras comunidades resilientes nos locais costeiros mais vulneráveis na linha de frente das mudanças climáticas - Bjarke Ingels, fundador e diretor criativo do BIG-Bjarke Ingels Group.
Projetado para se adaptar às necessidades de mudança de Busan, o projeto tem potencial para expandir e acomodar mais de 100.000 pessoas. O projeto integra sistemas circulares e de desperdício zero, bem como, sistemas de água em circuito fechado, de alimentos, energia net-zero, mobilidade inovadora e regeneração de habitats costeiros. Estes sistemas interconectados gerarão 100% da energia operacional necessária no local através de painéis fotovoltaicos flutuantes e na cobertura.
A OCEANIX é uma empresa de tecnologia azul fundada em 2018 com o objetivo de projetar e construir cidades flutuantes sustentáveis. Entre os colaboradores da empresa para o protótipo de Busan estão o Bjarke Ingels Group, SAMOO Arquitetos e Engenheiros, Arup, o MIT Center for Ocean Engineering, a Korea Maritime and Ocean University, o artista ambiental Olafur Eliasson e o Studio Other Spaces, o Center for Zero Waste Design e a Global Coral Reef Alliance.