-
Arquitetos: DeDal architectes
- Área: 210 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Stijn Bollaert
-
Fabricantes: Forbo, Magali Cruysmans, Reynaers Aluminium, STABALUX, Stone, Stuv, Velux, Viessmann, Zangra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma rua de casas geminadas, a nova construção muda significativamente os alinhamentos das fachadas tanto nas partes superiores quanto inferiores.
Buscando integração com os edifícios existentes, o novo volume joga com essa diferença de desalinhamento e cria uma dobra na fachada que compensa tanto os deslocamentos de profundidade quanto os alinhamentos das cornijas.
No interior, os espaços seguem uma sequência em meios-níveis, ou melhor, em quartos-de-nível. Articuladas por elementos de mobiliário integrados, as diferenças de altura dos pisos permitem organizar os espaços de forma muito livre. Há muito poucas divisões e a intimidade é criada gradualmente pela ascensão dos níveis.
Este conjunto de níveis e aberturas de espaços também está presente na fachada. Os materiais, por sua vez, foram escolhidos de forma que permitissem a expressão da estrutura em madeira.
A fachada posterior e a maior parte da fachada frontal são compostas por planos envidraçados e revestimento em madeira de cedro vermelho. A cor do material tende a mudar ao longo do tempo em sua tonalidade e, então, ficará mais próxima das cores das fachadas das outras casas da rua.
Por fim, ao nível da rua, a base estrutural em alvenaria exigiu um tratamento diferenciado comparado com o restante da fachada. Para expressar o caráter mineral, a escolha foi um revestimento leve.