O prefeito de Nova York, Eric Adams, expressou seu apoio a uma lei estadual que facilitaria para a cidade a conversão de hotéis subutilizados ou vagos em moradias acessíveis e de apoio. O prefeito estimula os legisladores do estado de Nova York a desbloquear uma ferramenta crítica no combate à crise da habitação a preços acessíveis e combater a falta de moradia no processo. A estrutura de conversão proposta pelo projeto de lei permitiria que as autoridades criassem unidades habitacionais acessíveis a dois terços do custo e a um terço do tempo necessário para a construção de uma casa de baixo custo.
Sob o plano do prefeito Adams, Nova York está preparada para o maior investimento habitacional da história da cidade. "A crise habitacional da cidade exige criatividade e novas ferramentas para construir e preservar casas mais acessíveis", disse Adolfo Carrión, Jr., Comissário do Departamento de Preservação e Desenvolvimento Habitacional da cidade de Nova York. "Esta legislação é um primeiro passo necessário para desbloquear o potencial de mais conversões de hotéis que possam expandir a oferta de moradias populares e de apoio".
Estamos enfrentando uma crise de falta de moradia e de habitações acessíveis. Ao reestruturarmos hotéis subutilizados, podemos criar moradias de apoio mais rápidas e baratas. Podemos disponibilizar moradia acessível e permanente para famílias, idosos e qualquer nova-iorquino necessitado, incluindo nossos vizinhos desabrigados. - Prefeito de Nova York Eric Adams
O projeto de lei abre caminho para maior flexibilidade no zoneamento e códigos de construção com o objetivo de abordar a escassez de moradias. A atual administração de Nova York já propôs US$171 milhões em financiamento para abrigos para sem-teto e serviços adicionais.