-
Arquitetos: BXBstudio Boguslaw Barnas
- Área: 507 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Piotr Krajewski, Rafał Barnaś
Descrição enviada pela equipe de projeto. A dispersão aparentemente aleatória dos celeiros foi cuidadosamente definida pela paisagem circundante, a posição do sol e a função da edificação.
O primeiro celeiro, que é uma garagem, funciona como separação entre a casa e a estrada. O quinto e último celeiro acomoda a área de estar e o quarto com o deck de madeira que leva à natureza circundante. Ele está situado no local exato onde o celeiro original estava. Este é o lugar onde posicionamos a sala principal que replica o verdadeiro caráter do celeiro original. Ao lado, colocamos o celeiro que acomoda a cozinha e o posicionamos de forma a permitir que sua janela de canto seja utilizada como ponto de observação para a área de entrada, no celeiro central, e se caracteriza por sua decoração e parede transparente, criando um portal. Os celeiros que acomodam os quartos e estúdios das crianças têm vista livre e estão localizados entre árvores magníficas que foram preservadas.
Cada celeiro em particular foi finalizado com diferentes estilos de textura de madeira para refletir o caráter individual dos edifícios históricos.
A próxima etapa incluirá a reconstrução criativa da antiga casa que seria demolida. Propusemos restaurar suas belas proporções originais, perturbadas por extensões de anos posteriores. Melhoramos a entrada com uma nova cobertura remetendo à ornamentação original de madeira da fachada histórica. Dentro da casa, revelamos o material de construção original - tijolo vermelho - para realçar sua beleza natural. A lareira reconstruída é exibida no espaço principal, de dois níveis, coberto por um telhado de madeira. O que distingue esta casa das outras é a falta de uma quarta fachada no sentido tradicional. A parede totalmente envidraçada permite que a estrutura da casa seja exposta ao exterior e ao terraço com lareira do novo volume. A antiga casa está rodeada por plantas e flores coloridas características deste tipo de edificação histórica rural.
Uma casa no contexto do desenvolvimento sustentável, história e tradição. Este projeto não se trata apenas de um volume moderno ou da transformação de uma fazenda histórica em uma casa moderna, mas também de um espaço único e sustentável, que seria a síntese da tradição local, uma bela paisagem e bom funcionamento.
Ao criar os celeiros individuais, fomos guiados por uma abordagem harmoniosa da natureza, principalmente pelo jogo de luz e sombra, terreno, vegetação existente e infraestrutura. Grandes panos de vidros iluminados pelo sol foram sombreados com uma fachada a céu aberto, terraços ou vegetação densa. Graças a isso, a casa não ficará exposta excessivamente ao sol no verão. Guiados pelo princípio do desenvolvimento sustentável, garantimos a preservação das árvores. Para melhor integrar a edificação com a paisagem extremamente valiosa e bela, projetamos uma passarela no primeiro andar e plataformas no térreo que se ajustam à topografia da área.
O portal de entrada da nova casa se abre com uma fachada de vidro voltada para o pátio adjacente e para a futura entrada principal da antiga moradia logo em frente. A fachada de vidro possui uma estrutura de madeira vazada que se relaciona com o elemento ornamental original decorando a entrada da antiga casa. Localizar as entradas em um eixo comum fortalece o diálogo entre o antigo e o novo.
A filosofia de desenho em relação ao projeto enfatiza a relação entre o homem e a natureza com referência ao lugar, história e tradição. Essa relação decorre da exploração do contexto cultural, além de envolver a estrutura e o desenho contemporâneos. Acreditamos que este tipo de abertura em relação ao patrimônio e à tradição nos permite descobrir uma riqueza criativa, repleta de grande criatividade e que este tipo de espaço confere durabilidade e atemporalidade aos nossos projetos. Acreditamos que, desta forma, os nossos edifícios não são meramente anônimos e sim mais significativos do que apenas projetos modernos.
Modelo arquitetônico da casa rural polonesa. O projeto foi criado simultaneamente em uma folha de papel, com um modelo digital e um modelo físico que evoluiu em nosso ateliê. Graças à esse método, exercitamos plenamente as possibilidades de percepção e criação do espaço. O modelo arquitetônico final nos permitiu verificar as soluções do projeto final. Tudo isso representou uma ferramenta útil para arquitetos e engenheiros em estágios subsequentes de desenvolvimento de projeto técnico. O modelo arquitetônico da casa rural polonesa foi exibido na premiada produção cinematográfica ArchiPaper, criada pelo Unique Vision Studio.