-
Arquitetos: Consequence forma architects
- Área: 900 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:BoysPlayNice
-
Fabricantes: DOR-SPORT, H & B delta, Hixon, Juráň, Kovotrend, PREFA Aluminiumprodukt, Pavlacký, Sto, TESAREM, ZTL construct, luna rossa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão esportivo está localizado na pequena cidade de Nový Hrozenkov, aninhada no vale do rio Bečva, que flui pela paisagem vallaquiana no lado leste da República Checa. A equipe desejava trazer uma arquitetura contemporânea que se encaixasse na cidade, ao mesmo tempo em que introduzia algo novo e original.
Há mais etapas do projeto, além do pavilhão esportivo, a revitalização envolveu a reconstrução do edifício principal da escola, novas entradas, equipamento técnico, vestiários e a reconstrução de uma famosa academia localizada no térreo. Além disso, o projeto inclui a revitalização das áreas públicas circundantes, pátios escolares e campos de jogos ao ar livre.
O pavilhão esportivo serve a dois propósitos - como ginásio de uma escola primária local e para aluguel ao público. O conceito principal foi destacar o potencial da paisagem rural e conectá-la, através de uma generosa parede de vidro, à área de lazer interna. Outro aspecto importante é uma ligação eficaz do pavilhão esportivo aos edifícios adjacentes e ao jardim. O interior é revestido principalmente com painéis de madeira que compõem a atmosfera e o conforto acústico. O caráter do edifício é amplamente influenciado pela parede de escalada interna que se eleva acima da cobertura e cria uma iluminação dominante, que também se reflete no outro lado.
Desejo do cliente. Um ginásio antiquado de uma pequena cidade serviu à gerações de alunos da escola primária local. Janica Šipulová, arquiteta do estúdio CONSEQUENCE FORMA, estava entre eles. A Câmara Municipal pretendia construir um novo ginásio que servisse tanto à escola como ao público. Focamos em introduzir uma ligação funcional aos edifícios adjacentes e reter o máximo de espaço possível para o futuro campo de jogos da escola e outras atividades educativas. Durante o andamento do projeto, o diretor da escola solicitou que uma parede de escalada de maior altura possível fosse adicionada.
Contexto, inspiração e conceitos-chave para o desenvolvimento do projeto. Ao colocar o ginásio entre o talude ferroviário e o edifício da escola primária, surgiu um anel que circunda o pátio interior e o jardim, tornando a área acessível a partir de todos os edifícios escolares através das suas entradas recém-formadas.
O conceito principal do próprio ginásio é conectar a paisagem circundante com o interior por uma fachada de vidro. O espaço interno é ilimitado, pois flui para a paisagem que se transforma ao longo do tempo. Essa visão de dupla direção, de fora para dentro e vice-versa, abre espaço para novas interações, que foi o tema central do nosso conceito. A orientação da fachada envidraçada convida ao pôr-do-sol por muitas horas à noite, tornando o interior acolhedor. Apagar as luzes intensifica a harmonia entre o interior e a paisagem e abre espaço para momentos íntimos cruciais para meditação, ioga e dança. O interior oferece vistas espetaculares para quem olha de fora com as luzes acesas.
A fachada leste possui três grandes janelas que emolduram vistas intencionais para dentro e para fora. A janela mais baixa atrai o público, enquanto seu peitoril interno de metal funciona como banco adicional para alunos. As outras duas janelas são acessíveis a partir da arquibancada interna e oferecem vistas encantadoras do centro da vila ou dos trens que passam. Dominando todo o espaço, há uma grande parede de escalada que se estende acima do teto. Ao chegar ao topo do paredão, os alpinistas são recompensados com um mirante voltado para a paisagem através de uma estreita janela.
Complementando a composição geral está a segunda claraboia. Desde o lado de fora, a luz se estende divertidamente acima do teto, animando a forma rígida do pavilhão esportivo. O objetivo de se encaixar e se destacar ao mesmo tempo é onipresente no projeto, que traz uma nova tipologia de pavilhões esportivos abertos. A fachada externa apresenta perfis de revestimento de madeira de um lado e superfícies rebocadas com texturas finas do outro. A arquitetura do edifício apoia e inspira a comunidade local e suas crianças.
Técnicas de construção e os principais materiais utilizados. O projeto é uma reação aos requisitos contraditórios para uma parede de escalada alta e uma solução econômica para a construção de telhados. A forma mais eficaz foi a utilização de treliças que, combinadas com claraboias laterais, permitem o máximo aproveitamento da altura para a construção da parede de escalada. O maior desafio estava em uma solução para a fachada panorâmica do chão ao teto com sutis colunas de metal. A vidraça sem moldura utilizada em toda a extensão do edifício é resistente a impactos e é feita de vidro com três camadas combinado ainda com uma película especial.
A outra parte do pavilhão esportivo é constituída por pilares de concreto sustentados por sapatas de mesmo material. O revestimento interno de madeira proporciona conforto acústico adequado para atividades esportivas. Tudo pode ser visto da arquibancada, que é acessível pelo corredor o qual conecta o pavilhão esportivo ao térreo da escola. Existem espaços de armazenamento localizados sob a arquibancada e no corredor de conexão. O equipamento esportivo é dominado por aros de basquete retráteis e um piso esportivo resistente. Este corredor de ligação também abriga os vestiários e as instalações de serviço do pavilhão esportivo.
Elementos energeticamente eficientes, sustentabilidade. O caráter sustentável do projeto reside principalmente na utilização de um sistema controlado de recuperação de calor através de uma unidade de tratamento de ar. Colocada dentro da estrutura do telhado, entre as treliças, a unidade garante um suprimento suficiente de ar fresco. Ao direcionar a ventilação para as ranhuras entre as treliças e as luminárias de teto, a integridade do interior permanece intacta. Todo o edifício recebe aquecedores de convecção no piso, ocultos ao longo da parede envidraçada. Esta não é apenas uma solução estética, mas também evita que o vidro embace. Aquecedores adicionais são instalados na arquibancada e no corredor de conexão.
A acústica também contribui para um ambiente interno saudável. Era essencial a utilização de luminárias LED, uma vez que a sua vida útil e o seu carácter econômico contribuem para a sustentabilidade do edifício ao longo do tempo. Diferentes modos de luz, uma grande área envidraçada e as claraboias se unem para permitir uma utilização de luz artificial mais sutil durante o dia ou apenas iluminação parcial de várias atividades. De frente para o oeste, as ripas e persianas de madeira ao ar livre ajudam a evitar o superaquecimento do edifício. Por fim, a água da chuva dos telhados é canalizada para espaços de armazenamento no terreno da escola com um tamanho total de 165 m2.