A Foster + Partners apresentou o projeto da BWDC Residential Tower, um edifício de apartamentos de luxo em Manila, nas Filipinas. A nova torre combina a arquitetura própria da cidade, e seu tradicional estilo de vida nas varandas, com a vida moderna em arranha-céus. O projeto é o mais recente da empresa nos trópicos, e responde aos sistemas climáticos intensos das regiões, mitigando altas temperaturas e umidade por meio de estratégias de design passivas.
Cada apartamento na torre de 45 andares tem uma varanda envolvente que é protegida por grandes beirais, protegendo os inquilinos do clima extremo de Manila. O edifício foi projetado para oferecer aos moradores vistas de 270 graus do Manila Golf & Country Club e do Manila Polo Club, um pulmão verde de 60 hectares no centro da cidade. No térreo, o projeto estende a vegetação do parque adjacente e oferece espaços sombreados para a comunidade local. Se aproximando do prédio, os moradores caminham por uma avenida arborizada, chegando a um desnível elevado com vista para o parque. Na entrada, os elevadores privativos estão alojados em uma unidade externa geminada, que introduz ventilação natural e iluminação natural nos lobbies.
Cada apartamento mede cerca de 550m² e ocupa todo o andar do edifício. O esquema tem como objetivo alcançar a Green Mark Platinum. As varandas semi-externas envolventes atuam como facilitadores térmicos e protegem os espaços internos da radiação solar direta. As janelas do edifício podem ser operadas para obter ventilação cruzada para todas as unidades. As janelas do clerestório, profundamente recuadas, também são projetadas para reduzir o brilho do céu e permitir a entrada de luz do dia nas unidades, alcançando conforto térmico por meios naturais. Além disso, um sistema de abastecimento de água gelada centralizado altamente eficiente permite o resfriamento em todos os outros momentos.
Queríamos criar uma torre residencial de luxo com conexões visuais e espaciais inigualáveis para os espaços verdes centrais de Manila. O projeto também estende um parque adjacente, proporcionando à cidade um novo equipamento público. A Torre Residencial BWDC foi cuidadosamente projetada para moderar as altas temperaturas e a umidade da região, oferecendo espaços para viver que são confortáveis e sensíveis ao clima. – Luke Fox, chefe de estúdio, Foster + Partners
Os arredores do local contam com um edifício comercial de dois andares, proporcionando aos visitantes e ao público espaços sombreados. As periferias do local apresentam um edifício comercial de dois andares, proporcionando aos visitantes e ao público espaços sombreados com arcada. As comodidades do edifício, que incluem uma piscina de borda de tensão de 25 metros com vista para o parque, estão localizadas no telhado verde do edifício, enquanto um clube, biblioteca, spa e academia estão localizados dentro do edifício.