-
Arquitetos: Medprostor d.o.o.
- Área: 320 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Miran Kambič
-
Fabricantes: Irner d.o.o., Lesko d.o.o., Pečarstvo Hrovat s.p.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Hribljane é uma das várias pequenas aldeias que ficam entre Rakitna e Cerknicana, Eslovênia. Um ambiente tranquilo, incomodado apenas por um encontro ocasional com um urso. Os clientes desejavam um abrigo bem organizado no terreno, com espaço suficiente para abrigar um grande jardim e uma dúzia de ovelhas. O riacho de Jazbine, que corre pelas ruínas do antigo moinho, atravessa o terreno, usado como pista de trenós no inverno.
A casa está situada junto a um pinheiral e evoca as proporções volumétricas dos celeiros locais. Como historicamente as casas rurais nunca eram construídas à beira dos assentamentos, a nova moradia toma sua forma e linguagem a partir de proporções e materialidade usadas localmente para ajudar na revitalização da aldeia. Apesar de seu tamanho, a casa é pouco notável na paisagem ampla. O layout segue o terreno existente que determina a escalada gradual dos alojamentos; as fundações tocam o solo apenas em alguns pontos.
A garagem está oculta em uma "fenda" sob a casa e o percurso se desenvolve pela vegetação em direção à entrada principal na estufa de pé-direito duplo ao final. Os ambientes compreendem uma cozinha com uma grande sala de jantar e um fogão tradicional que conecta este espaço com a sala de estar. Ao lado da rampa que passa pela sala de estar em direção ao ateliê estão localizados os quartos privados. Aqui estão as escadas para o andar superior com um quarto de hóspedes e um quarto infantil que se abre para uma estufa de pé-direito duplo.
O esqueleto estrutural da casa é feito de madeira bruta; todas as camadas finais são feitas com materiais naturais; tijolo natural para o piso que cobre a maior parte do térreo, tapete de coco como piso mais macio e divisórias de madeira. A aparência longitudinal da casa é reforçada por divisórias da fachada no sentido longitudinal, enquanto diferentes fendas e entalhes dividem a casa, revelando os programas no interior.