O Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein, primeiro projeto do escritório Safdie Architects no Brasil, está prestes a ser concluído. Com inauguração prevista para agosto deste ano, o edifício — que conta com amplos pátios com jardins, criando um oásis urbano na Zona Sul de São Paulo — abrigará uma nova escola de medicina e instalações de pesquisa para uma das mais avançada instituição de saúde do país.
Localizado no bairro do Morumbi, o novo equipamento acomoda-se sobre um terreno em aclive, adjacente ao principal edifício do Hospital Israelita Albert Einstein, e está implantado de forma discreta, respeitando às características do entorno imediato.
O Centro nos ofereceu a oportunidade de projetar um espaço iluminado para aprendizado e pesquisa, onde a troca interativa e uma forte conexão com a natureza pudessem fomentar as próximas gerações de líderes médicos. — Moshe Safdie
O edifício busca ser um oásis urbano, um lugar de atmosfera calma em meio à cidade. Organizado em torno de um átrio jardim iluminado por uma grande claraboia, o projeto mescla elementos naturais às áreas de laboratórios, salas de aula e espaços de uso comum. Oferecendo oportunidades para interação espontânea, colaboração e descoberta, bem como repouso e contemplação, o átrio do jardim, desenvolvido em colaboração com o escritório de paisagismo local Isabel Duprat Arquitetura Paisagística, serve como sala de estar para os usuários e visitantes, visível de quase todos os cantos do edifício.
O Centro de Ensino e Pesquisa é a realização de um sonho, o cumprimento da missão histórica do Einstein de ser um grande catalisador de transformações na sociedade, tornando-a cada vez mais saudável, humana e justa, baseada na educação e na ciência. — Dr. Sidney Klajner, presidente do Einstein
O Centro está organizado em duas alas interligadas, que delimitam o átrio central. A ala leste contém os principais espaços de ensino, incluindo espaços de ensino para enfermagem, medicina, pós-graduação, residência médica e cursos técnicos. A ala oeste, por sua vez, abriga instalações de pesquisa médica, incluindo laboratórios, salas limpas e recursos de pesquisa clínica.
Enquanto o exterior apresenta uma escala discreta, o espaçoso jardim de vários níveis no coração do Centro surge como uma descoberta inesperada: brilhante, convidativo e inspirador. O ambiente que criamos incorpora a emoção do aprendizado e da pesquisa. — Sean Scensor, sócio responsável pelo projeto da Safdie Architects
A Safdie Architects reuniu e liderou uma equipe internacional de consultores, engenheiros e empreiteiros, em colaboração com a Perkins+Will, que liderou a programação e o planejamento de interiores das salas de aula e laboratórios.
Informações de Safdie Architects.