A equipe de projeto europeia integrada pelos escritórios JDS Architects, Coldefy & Associates, Carlo Ratti Associati, NL Architects e Ensamble Studio foi a vencedora do concurso internacional de projeto para a renovação do Edifício Paul-Henri SPAAK, o plenário do Parlamento Europeu em Bruxelas, Bélgica.
O concurso teve início em 2019 e um ano depois, após análise de 132 projetos enviados, o júri selecionou 15 candidatos para participar da etapa final, que incluía grandes escritórios como OMA, Snøhetta, Renzo Piano Building Workshop, Shigeru Ban Architects e Dominique Perrault Architecte.
Ao lado da equipa vencedora liderada por JDS Architects, a organização concedeu o segundo lugar ao grupo liderado por Jabornegg & Palffy (Áustria) e Kuehn Malvezzi (Alemanha). O terceiro prêmio ficou para Moreau Kusunoki, da França, e para o escritório belga Dethier Architectures. O quarto, para Belvedere Architecture (França). A equipe liderada por A2M (Bélgica) e C.F. Møller Architects (Dinamarca), ficou com o quinto lugar.
O Edifício Paul-Henri SPAAK faz parte de um conjunto de cerca de dez edifícios com uma área total de aproximadamente 665.000 metros quadrados. O edifício de 84.000 metros quadrados abriga a Câmara do Parlamento Europeu e uma série de instalações para a realização de reuniões de comissões parlamentares, organização de conferências de imprensa e recepção de visitantes.
Sobre o novo projeto, a organização explicou que “a noção de “renovação” abrange todas as abordagens entre uma “renovação” do edifício e uma “reconstrução” do edifício. Um dos pontos mais importantes da competição era o desafio de identificar a abordagem correta." Como a organização não divulgou imagens do projeto vencedor, ainda não está claro qual decisão a equipe vencedora escolheu para sua proposta.
De acordo com o Parlamento Europeu, os 15 projetos finalistas serão apresentados em uma exposição em Bruxelas e que está prevista para setembro de 2022.