Após dois anos de suspensão devido à pandemia de COVID-19, o Prêmio Mies Crown Hall Americas anunciou que 10 projetos desenvolvidos por escritórios emergentes nas Américas foram selecionados para o MCHAP.emerge 2022.
O MCHAP.emerge reconhece o melhor projeto arquitetônico das Américas feito por escritórios em seus primeiros dez anos de operação. A Poli House de Pezo von Ellrichausen ganhou o primeiro MCHAP.emerge, em 2014. Dois anos depois, o escritório mexicano PRODUCTORA foi premiado por seu projeto para o Pavilhão para a Feira das Culturas no Zocalo, na Cidade do México. No último ciclo, realizado em 2018, o projeto do espaço público de um conjunto habitacional na Cidade do México, Comum-Unidade de Rozana Montiel, foi eleito o vencedor.
Segundo os jurados, eles “encontraram uma extrema diversidade nos projetos nomeados. Esta diversidade é resultado de projetos que respondem às suas condições locais e oferecem lições para todo um continente. Diferentes contextos produzem diferentes valores, fornecem materiais e processos específicos, e produzem projetos muito diversos", enquanto Sandra Barclay, presidente do júri do MCHAP 2022, explicou em um comunicado divulgado pela organização que "os projetos não foram avaliados em competição com outros, mas sim por sua capacidade de retratar as necessidades e aspirações de suas sociedades de forma significativa, e por sua capacidade de fornecer um novo significado ao contexto ao redor."
Criado pela Faculdade de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois em 2013, o prêmio principal MCHAP 2022 terá seu vencedor anunciado em abril de 2023, enquanto o vencedor do prêmio MCHAP.emerge será anunciado no próximo dia 21 de setembro de 2022.
Em ordem alfabética, a lista de finalistas do Prêmio MCHAP para Práticas Emergentes (MCHAP.emerge) inclui:
Complexo 8 casas / Estudio Mola
Argentina
Conjunto Alcántara / Cristián Izquierdo Lehmann
Chile
Novas instalações para a comunidade nativa de Otica / Semillas
Peru
Colosio Embankment Dam / UNAM School of Architecture / Loreta Castro Reguera, José Pablo Ambrosi
México
Caixa de Terra / Equipo de Arquitectura
Paraguai
Parque Linear do Grande Canal / 128 Arquitectura y Diseño Urbano
México
Guayacan Nursery / Ambrosi I Etchegaray
México
Casa Intermediária / Equipo de Arquitectura
Paraguai
Instalação A Praia e o Tempo / gru.a
Brasil
YPY 1731 / ARQTIPO + Paola Castelnuovo
Argentina
Conheça a lista de finalistas do MCHAP 2022 e veja a cobertura do MCHAP feita pelo ArchDaily.