"A luz e o movimento permitem-nos alcançar qualquer coisa que seja reconhecida como bela". Essa é uma frase de Álvaro Siza Vieira, arquiteto português que é unanimidade no mundo da arquitetura. Sua obra conduz a relação entre o espaço construído e o seu entorno, desenhando verdadeiras obras de arte que privilegiam a natureza. No design de mobiliário, a abordagem pode ser similar. A intervenção pode se dar ao luxo da condição de arte, de ressignificar e pertencer a novos diálogos como que emoldurados por uma cena de Museu.
Levada por essa provocação, a Dell Anno apresenta, para a campanha 2022 da marca, uma abordagem que reforça ainda mais o seu DNA de conexão entre arquitetura, arte e moda. Intitulada Singular Dell Anno, a campanha estabelece um paralelo com o trabalho sublime do arquiteto português, homenageando seu legado de simplicidade e sofisticação arquitetônica, que lhe rendeu o reconhecimento a nível mundial e o tornou grande influência arquitetônica de nossa atualidade.
A ideia surgiu de um encontro entre Álvaro Siza e Edson Busin, Diretor de Marketing da marca, em Portugal, durante a gravação de um documentário. No escritório de Álvaro, duas gravuras na parede desenhadas por ele à mão de forma despretensiosa, trazem uma provocação da relação do homem com a pedra. Nelas, ora o homem domina o elemento, ora se deixa dominar por ele, remetendo ao seu próprio processo evolutivo – a pedra foi o elemento que moldou muitos aspectos e momentos da vida humana, influenciando o modo de vida ao longo dos tempos, e é um dos elementos de maior força e presença no trabalho de Siza.
Esse insight foi o fio condutor da linha de trabalho da campanha, que traz a fala e o olhar pessoal do arquiteto sobre as conexões simples e sistêmicas da arquitetura com o todo. O pano de fundo é uma obra icônica executada em solo brasileiro: o edifício da Fundação Iberê Camargo, na cidade de Porto Alegre. Dentro do espaço, vemos uma cozinha representada em duas peças minimalistas e contemporâneas de mobiliário Dell Anno. Cuidadosamente colocadas, elas dialogam com o entorno em leveza de formas, ângulos, materiais e luzes, criando uma só linguagem, elevando-se ao estado da arte.
De um grande bloco de pedra emerge a ilha central onde vemos o produto que materializa a homenagem da marca ao arquiteto: novas frentes de mobiliário com aplicação em pedra. Aqui a inspiração é imediata nas gravuras vistas no escritório de Siza: o grande volume em pedra, como que esculpido pelas mãos do homem, evolui de forma linear e torna-se uma bancada, atinge a condição de mobília, a representação de uma pedra bruta lapidada na forma de um móvel totalmente contemporâneo, adequado ao nosso tempo.
A composição é complementada por um armário em estrutura metálica e vidro que transborda leveza e evidencia um dos efeitos mais valorizados por ele: a luz.
A narrativa visual da campanha encontra também conexão com os valores da marca Dell Anno ao ampliar a visão sobre a obra do Iberê Camargo, dando vida a cada ângulo e detalhe arquitetônico. Ali fica nítida a presença marcante do traço de Álvaro Siza que sempre foi um grande apreciador de esculturas, e imprime em suas obras esse mesmo caráter escultórico, guiado pelo uso abundante de pedra e concreto. O arquiteto se revela na forma simples de conceber as composições, a busca pela eliminação dos excessos e a necessidade de se explorar ao máximo os materiais e elementos.
Siza é um obstinado pela relação entre a obra e a natureza. De influência minimalista e modernista, suas obras se caracterizam pelo forte diálogo com o entorno, se inserem no ambiente sem nenhuma imposição, com a leveza de quem se adaptou ao meio, sem a necessidade de dominá-lo, demonstrando uma sensibilidade em relação às técnicas de construção e respeito à natureza do lugar onde estão inseridos. Como um artista, ele alcança o nível das emoções com sua arquitetura, traço muito característico do expressionismo. Mais do que tentar descrever ou enquadrar sua obra, a compreensão de sua arquitetura pode ser melhor sentida apenas na vivência e experimentação humana dos espaços esculpidos por sua genialidade.
Évora Mimesis de tonalidade branca, e Porto Mimesis de tonalidade cinza, são as duas novas superfícies da cartela Dell Anno apresentadas pela campanha Singular, onde a pedra torna-se solução para o mobiliário. Os produtos estão conectados com a assinatura mais característica do trabalho de Álvaro Siza, que explora amplamente o uso desse material na conexão da arquitetura com a natureza.
Conheça mais sobre a homenagem feita pela Dell Anno e a peça desenvolvida no site oficial da campanha.
Ficha Técnica Singular Dell Anno 2022
Conceituação: Edson Busin - Diretor de Marketing Unicasa
Criação: Themática Propaganda e Design e Augusto Custódio Produções
Fotografia: Roberto Majola (Lightbox Estúdio)
Vídeo: Augusto Custódio Produções
Direção: Augusto Custódio
Projeto de Interiores: Giselle Guarda e equipe - Departamento de Arquitetura Unicasa Móveis
Coordenação: Rodrigo Silva e equipe - Departamento de Marketing Unicasa Móveis
Locação: Fundação Iberê Camargo
Agradecimentos especiais: Arq. Álvaro Siza e Arq. Carlos Castanheira