Alinhada com a agenda de neutralidade climática até 2050 das Nações Unidas, a Câmara Municipal de Roma anunciou a criação de um laboratório intitulado “Laboratorio Roma050 – il Futuro della Metropoli Mondo”, um projeto proposto e liderado pelo arquiteto italiano Stefano Boeri, que visa desenvolver uma visão ecológica para Roma até 2050. O projeto de regeneração urbana é composto por 12 jovens arquitetos e urbanistas com menos de 35 anos, juntos de 4 arquitetos renomados, como mentores, que têm experiência com estudos e pesquisas sobre a capital italiana.
Em acordo com as agendas das Nações Unidas para 2030 e a de neutralidade climática até 2050, o Laboratório Roma2050 produzirá uma série de cenários que iniciarão e orientarão as políticas públicas de regeneração urbana e as escolhas que afetarão o Jubileu de 2025 e os desafios da Expo 2030. Stefano Boeri foi escolhido para coordenar o Laboratório e a transição ecológica da capital italiana, ideia que o arquiteto descreve como "um empreendimento para reunir as ideias, estudos e conhecimentos que existem sobre Roma e suas extraordinárias características históricas e geográficas à luz de uma transição ecológica que vê as grandes metrópoles do planeta em primeiro plano".
A Roma2050 terá a duração de 18 meses e será implementada em várias fases, programadas de acordo com os vários eventos previstos para a cidade, como o Jubileu 2025, a Expo 2030, a Agenda das Nações Unidas em 2030, além da neutralidade climática até 2050. Os jovens arquitetos selecionados serão auxiliados por 4 mentores de renome internacional de diferentes áreas, como arqueologia, ecologia, sociologia urbana, ativismo climático e economia urbana.
O Laboratório Roma2050 será uma ferramenta valiosa que nos ajudará a dar uma visão integrada das muitas ações de regeneração urbana lançadas com o envolvimento essencial de universidades, centros de pesquisa e associações profissionais atuantes neste setor. Graças ao trabalho de jovens arquitetos e urbanistas, e através do diálogo próximo e constante com todos os envolvidos no setor, este laboratório dará um impulso considerável de ideias para a construção de um modelo urbano de vanguarda, claramente focado na transição ecológica e na salvaguarda da área. -- Roberto Gualtieri, prefeito de Roma
Em entrevista exclusiva ao ArchDaily, realizada durante a inauguração da Trudo Tower, o primeiro projeto de habitação social de Stefano Boeri, o arquiteto explicou como as pessoas agora têm uma forte demanda por uma nova proximidade com a natureza. Como Boeri vem trabalhando para construir ecossistemas inteiros em vez de apenas fachadas verdes em projetos por todo o planeta, ele destacou a necessidade de redefinir a relação das pessoas com a natureza, principalmente em cidades condensadas.