Andrés Jaque foi nomeado o novo reitor da Escola de Pós-Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia (GSAPP). Tendo lecionado na Columbia desde 2013 e dirigido o programa de Mestrado em Design Arquitetônico Avançado desde 2018, Jaque assumirá seu novo cargo em 1º de setembro de 2022.
Jaque afirmou em um comunicado à imprensa divulgado pela instituição que espera "intensificar ainda mais o papel da GSAPP em expandir os limites disciplinares de nossos campos, buscando desafiar formas estruturais de domínio e redefinir as demandas do futuro".
Após o anúncio oficial, o presidente da Universidade de Columbia, Lee C. Bollinger, elogiou a carreira de Jaque como fundador do Office for Political Innovation:
A abordagem [do Office for Political Innovation] investiga o diálogo complexo entre vida e arquitetura, envolvendo projetos arrojados ao lado de desejos e necessidades humanas e mais do que humanas.
Provocador e transdisciplinar, Andrés Jaque recebeu o Prêmio Frederick Kiesler de Arquitetura e Artes em 2016 e o Leão de Prata de Melhor Projeto de Pesquisa na Bienal de Veneza de 2014 por SALES ODDITY. Além disso, atuou como curador-chefe de Bodies of Water, tema da Bienal de Xangai de 2020, e foi um dos premiados pela Graham Foundation em 2020 com uma bolsa de pesquisa para financiar seu trabalho investigativo OFFSHORECRACY.
Via Columbia University.