Em homenagem ao legado prolífico de Virgil Abloh nos campos da arquitetura e do design, o Museu do Brooklyn apresenta "Figuras de Discurso", uma exposição que oferece aos visitantes um olhar sem precedentes sobre o trabalho de mais de duas décadas do artista. De 1º de julho de 2022 até 29 de janeiro de 2023, os protótipos do artista serão apresentados ao lado de obras de arte finalizadas, produtos e objetos de moda, com suas diversas inspirações, desde pinturas centenárias até a sinalização contemporânea em canteiros de obras.
Nascido em 1980 em Rockford, Illinois, filho de imigrantes ganenses, Virgil Abloh fez uma carreira de "questionar suposições e subverter expectativas". Embora tenha sido treinado como arquiteto, ele encontrou sua vocação como designer de moda. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou em diferentes disciplinas de design, colaborando com designers gráficos e de mobiliário, músicos, artistas contemporâneos e designers de moda.
"Figuras de Discurso" destaca como a ênfase da Abloh na colaboração reformulou as noções populares e o gosto contemporâneo em moda, arte, comércio, design e cultura jovem. A nova adição à exposição "Figuras de Discurso" do Museu do Brooklyn é a "escultura social" de Abloh, que ancora a exposição no átrio central do Grande Salão do Museu e se baseia no lado arquiteto do artista. A escultura oferece um espaço físico para reuniões e apresentações, e mostra as inspirações interdisciplinares da Abloh nas áreas de música, design e artes visuais.
A exposição apresenta uma ênfase no diálogo, que Abloh implementou por meio do uso da linguagem e das aspas, transformando os objetos que ele projetou e as pessoas que usam suas roupas em "figuras de linguagem". Exposta no Grande Salão do Museu do Brooklyn, a exposição apresenta mais de 100 itens de elementos novos e objetos nunca antes vistos, como murais gráficos, sua maquete final de graduação em arquitetura de 2003, peças de mobiliário, poesia, fotografia, desenhos, esculturas, pinturas, vestuário e produtos industriais, para citar alguns.
"Figuras de Discurso" é organizada por Michael Darling, ex-curador-chefe de James W. Alsdorf, Museu de Arte Contemporânea de Chicago. A apresentação do Museu do Brooklyn é organizada pelo escritor e curador Antwaun Sargent. O design da exposição é de Mahfuz Sultan, diretor criativo da Clocks em colaboração com Tawanda Chiweshe e Francisco Gaspar, diretores criativos e artísticos do ALASKA ALASKA, e Lance Singletary, diretor de design de exposições do Museu do Brooklyn. O design da exposição para iterações anteriores de "Figuras de Discurso" é de Samir Bantal, Diretor da AMO, o estúdio de pesquisa e design da OMA.
Em 28 de novembro de 2021, Virgil Abloh faleceu aos 41 anos de idade, após uma silenciosa batalha contra o câncer. A notícia foi anunciada na conta oficial do Instagram de Abloh, afirmando que ele lutou contra uma “forma rara e agressiva de câncer, angiossarcoma cardíaco […] em particular desde seu diagnóstico em 2019”. Ele foi nomeado uma das 100 Pessoas Mais Influentes da revista Time em 2018.