Acabamos de ultrapassar a marca de seis meses desde que a Rússia iniciou guerra e invadiu cidades na Ucrânia, causando destruição em escala local e global. Desde o início da guerra, milhões de ucranianos foram obrigados a se deslocar internamente, perdendo suas casas, negócios e famílias. A UNESCO verificou danos em 139 localidades, incluindo 62 sítios religiosos, 12 museus, 26 edifícios históricos, 17 edifícios dedicados a atividades culturais, 15 museus e sete bibliotecas em Kiev, Chernihiv, Kharkiv, Zaporizhzhya, Zhytomyr, Donetsk, Lugansk e Sumy .
Para ajudar a mitigar as repercussões devastadoras da guerra sobre os ucranianos e o patrimônio do país, várias iniciativas humanitárias, de preservação e econômicas foram implementadas por ONGs e governos de todo o mundo.
O World Monuments Fund anunciou que lançará quatro projetos de preservação de emergência. A primeira é a restauração da Igreja da Santíssima Trindade em Zhovkva, que foi atingida por mísseis russos em fevereiro de 2022, quando passava por obras de restauro. Embora os trabalhadores tenham coberto rapidamente a igreja com lonas, isso não bastou já que partes do telhado foram removidas e vários cômodos internos foram expostos. Para proteger o interior e o exterior da igreja, a WMF instalará coberturas impermeáveis, protegendo ainda mais a estrutura das condições climáticas extremas.
A fase inicial do projeto de preservação de emergência também incluirá o envio de 440 extintores de incêndio para proteger as igrejas de madeira construídas entre os séculos XVI e XIX, entregues ao Centro de Resgate do Patrimônio Cultural da Ucrânia, a Iniciativa de Resposta a Emergências do Patrimônio (HERI), e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) Ucrânia. Um edifício renascentista chamado Black House na Praça do Mercado de Lviv receberá estruturas temporárias e andaimes para proteger sua fachada de explosões, e equipamentos serão enviados à Catedral de Santa Sofia de Kiev, do século XI, para monitorar o local e os arredores propensos a danos.
Em termos de abrigos, o escritório Balbek Bureau, com sede em Kiev, desenvolveu um sistema de habitação temporária modular projetado para se adaptar a diferentes tipos de terreno e densidade de assentamentos, sendo facilmente implantado em um curto período de tempo. Drozdov&Partners, juntamente com o Replus Bureau e o Ponomarenko Bureau, começaram a reformar abrigos para deslocados internos (IDPs) em Lviv e região, usando campi escolares e outras instalações de grande escala como moradia temporária.
Após a devastadora crise de grãos e combustíveis resultante das batalhas em andamento, paira no ar agora o medo de um possível acidente nuclear. As usinas nucleares da Ucrânia, principalmente em Zaporizhia, no sudeste do país, são uma grande preocupação já que os conflitos continuam acontecendo perto delas. Junto com a proximidade das batalhas, os soldados estão se abrigando dentro das instalações nucleares, aumentando as chances de outra catástrofe humanitária — não na escala de Chernobyl, mas certamente com emissões radioativas. Serhii Plokhy, historiador de Harvard, alertou que se os governos não concordarem em proteger essas plantas nucleares as consequências serão catastróficas e terão escala global.
Um dos muitos edifícios culturalmente significativos que foram danificados por bombardeios durante a invasão da Ucrânia pela Rússia é o icônico Palácio da Cultura dos Trabalhadores Ferroviários. Recentemente, usuários ucranianos do Twitter compartilharam imagens da estrutura severamente danificada depois de um míssil ter iniciado um incêndio na edificação. O Palácio da Cultura dos Trabalhadores Ferroviários, também conhecido como Palats Zaliznychnykiv, foi projetado pelo arquiteto russo Aleksandr Dmitriev em 1932 e é considerado um de seus edifícios mais significativos.
Enquanto o continente europeu se prepara para o que promete ser um inverno muito rigoroso, as autoridades se preocupam com a população ucraniana, que adentrará a temporada de frio sem moradia permanente, acesso limitado à energia para aquecer as casas, abrigos temporários frágeis, e proximidade a materiais explosivos e perigosos.
Confira a lista de organizações e grupos de ajuda com os quais você pode contribuir para ajudar nesta crise humanitária.