Perto de ser concluído, o escritório MAD Architects divulga os detalhes construtivos que permitem que o Aranya "Cloud Center" pareça flutuar sobre a paisagem. Localizado em Qinhuangdao, 260 quilômetros a leste de Pequim, na China, o projeto consiste em um espaço de arte urbana dedicado à vibrante comunidade artística da região.
Inspirados na forma e leveza das nuvens, os engenheiros conceberama estrutura como uma treliça espacial única, de forma orgânica, que permite perfurações no envelope do edifício e que abriga o programa. Como resultado, a galeria é quase totalmente livre de apoios. O efeito "flutuante" é ressaltado pelo uso de vidro do chão ao teto no pavimento térreo, onde o grande salão ocupa a maior parte da área do edifício.
O revestimento do volume principal é feito por painéis de vidro laminado branco que foram temperados e impressos a laser para refletir a luz do sol, o céu e a paisagem verde dos arredores. Para proteger o revestimento contra a erosão da brisa marítima, a equipe de engenharia desenvolveu uma camada protetora resistênte à água e à variação térmica.
O Cloud Center foi desenhado para ter uma arquitetura singular, tornando-se um marco em Qinhuangdao, uma cidade com mais de três milhões de habitantes. O projeto será um oásis calmo que contrasta com a vida agitada da cidade.
A MAD Architects também está desenvolvendo o Museu do Patrimônio Cultural Sanxingdui Ancient Shu e o Mobility and Logistic hub (MoLo), um novo complexo no Milano Innovation District (MIND). Este é o mais recente de muitos projetos que o MAD projetou na Europa, incluindo a proposta para o Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e uma instalação para o Salone del Mobile de 2016 em Milão.