-
Arquitetos: atakarchitekti
- Área: 1247 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tomáš Souček
-
Fabricantes: Brex s.r.o.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para a nova biblioteca da cidade, escolheu-se adaptar um edifício desocupado da igreja católica romana que no passado já foi um orfanato, um jardim de infância e uma escola profissionalizante. Além da biblioteca, o município necessitava que um salão multifuncional, espaços para clubes e uma maternidade fossem adicionados ao programa arquitetônico. A antiga casa não tinha espaço para todas essas funções, então decidiu-se fazer uma ampliação do edifício.
A ideia principal do projeto é criar um novo espaço público que se conecte ao exuberante centro de Vratislavice, definido por edifícios públicos e o jardim do castelo. Uma nova Piazzetta é criada, inspirada no ritmo das pequenas praças no entorno dos prédios públicos. O caráter original da casa antiga foi mantido e suas fundações permitiram a criação de um piso abaixo. A escavação permitiu a entrada da luz do dia através de aberturas generosas e o poço escavado formou a base da nova praça. O piso térreo foi destinado aos clubes e o piso superior à biblioteca infantil.
No lado oeste, o edifício é complementado pela estrutura da biblioteca em estilo contemporâneo. Ambos os edifícios estão ligados no subsolo e também por uma ponte no primeiro andar. Seu tamanho, forma e localização são baseados no contexto do jardim do castelo e da construção original, bem como as áreas de proteção de árvores e faixas das redes de infraestrutura. O resultado é um edifício com uma parte superior estreita e compacta de três andares e um subsolo de dois andares.
A biblioteca está nos pisos acima do solo da extensão, cujo princípio de espaço aberto acomoda uma área de recepção com terraço no piso térreo, uma galeria no primeiro andar e uma sala de leitura sob um telhado em arco. Os pisos subterrâneos abrigam um hall multifuncional com um pequeno átrio e um bengaleiro em um vestíbulo que liga os dois edifícios, criando uma entrada comum.
Através das grandes paredes de vidro nos andares térreo e superior, a biblioteca aproveita ao máximo as vistas do jardim do castelo. Na sala de leitura, o contato com as árvores pela janela panorâmica é tão próximo que os leitores sentem-se sentados dentro das copas das árvores. O concreto aparente e a alvenaria de tijolo e pedra do interior são suavemente forrados com madeira e estantes. Estes criam todos os tipos de esconderijos e recantos onde o visitante pode constantemente descobrir algo novo.
O sistema estrutural da antiga casa é constituído por paredes de alvenaria de tijolo com tetos com vigas de madeira. As treliças de madeira sustentam um telhado de mansarda e, infelizmente, apresentavam sinais consideráveis de degradação devido à alta umidade e pragas. Assim, contrariamente às suposições originais, nenhuma estrutura de madeira pôde ser mantida e os tetos e treliças de madeira tiveram que ser removidos. As fundações de blocos de granito, após o corte do terreno e concretagem deram origem a mais um piso, que foi reabilitado depois de descoberto.
Os novos revestimentos internos são feitos de tijolos queimados, as estruturas do teto são feitas de concreto armado ou vigas de aço coladas com chapas de concreto e chapas trapezoidais. A treliça do telhado é substituída por uma nova estrutura de carpintaria que combina totalmente com a forma original do telhado e é coberta com ardósia. O edifício tem duas novas escadas internas: a inferior é uma escada em espiral de aço com hastes de metal forjado e a superior é uma escada de quatro braços feita de placas monolíticas de concreto armado.
Embora o layout interno da casa tenha sido significativamente modificado, o fechamento do edifício foi preservado. Alterações insensíveis foram removidas das fachadas e, após o isolamento, foram restauradas com características e detalhes históricos, as portas de madeira e réplicas das janelas.
Toda a estrutura da ampliação, incluindo as fundações, é em concreto armado. O exterior é completamente isolado de contato e envolto com chapa preta dobrada. As janelas e paredes envidraçadas são colocadas em caixilharia de alumínio minimalista, e a ponte de ligação entre os edifícios é projetada como uma estrutura de aço pré-fabricada, revestida com vidros duplos isolantes. Os muros de arrimo que definem a nova Piazzetta são feitos de concreto armado. O interior da extensão e o edifício existente mantêm concreto aparente, tijolo e alvenaria de pedra. As placas de compensado são usadas no interior e também para fazer o mobiliário da biblioteca.