O mundo de hoje é desafiador para a imprensa em geral. Com muitas discussões acontecendo sobre o consumo de notícias e o jornalismo, o mercado editorial em arquitetura não fica para trás nessa questão. Numa profissão onde as imagens importam, a mudança de cenário – da mídia impressa para a digital – vieram muitos desafios, acirrando a competição pela audiência. As redes sociais se tornaram o meio pelo qual as pessoas não só consomem, mas produzem conteúdo.
Nesse episódio, a equipe do Arquicast e convidados conversam sobre esse novo cenário, as necessidades de adaptação e, além disso, especulam sobre como ser cada vez mais relevante para um público altamente criterioso e sedento por novidades. Participam a jornalista Tiana Ribeiro, diretora editorial da Revista Habitare e também Daniela Bueno Elston, arquiteta e urbanista que atua na curadoria e edição de noticiário, mídias sociais e obras da Revista Projeto. Complementam a mesa, Rapha, Adilson e André Ribeiro, CEO da Revista Habitare.
Foi discutida a grande mudança que ocorreu do desenvolvimento das plataformas digitais e como isso afetou a indústria das revistas de arquitetura. Com muito “saudosismo”, alguns relataram como era incrível a experiência de receber a publicação, abrir e descobrir o que havia sido selecionado para os assinantes naquele mês.
Toda essa transformação modificou não só a estrutura das equipes como também o conteúdo publicado. O poder da imagem impulsionado pelas redes, além da profusão da informação disponível, fez com que a dimensão da curadoria ganhasse ainda mais relevância na jornada de produção de conteúdo. A audiência quer sempre algo mais, como bons textos, fotos exclusivas, entre outros aspectos que as redes sociais não entregam totalmente. De certa forma, a mídia podcast é um bom exemplo de como foram amplificadas as possibilidades de formatos comunicativos.
Há um certo consenso sobre como os ramos editoriais em arquitetura se desenvolverão. Cada vez mais nichos serão explorados e expandidos, como por exemplo o da técnica construtiva, o do faça você mesmo (DIY), os especializados em projeto de interiores, o nicho das publicações sobre o universo de empreendedorismo da profissão, enfim, são muitas as possibilidades.