A Embaixada Brasileira no México lançou no início de setembro a exposição Una nueva arquitectura brasileña com curadoria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e fotografias de Joana França. A mostra é realizada totalmente em espaço público, na Avenida Paseo de la Reforma, uma das mais importantes vias da Cidade do México. A estimativa é que aproximadamente um milhão de pessoas passe pelo local durante o período de exposição.
A ideia da exposição de Joana França é apresentar uma pequena parcela da arquitetura recente brasileira e intensificar os diálogos com a produção contemporânea mexicana, que tem se destacado e servido de referência para muitos profissionais brasileiros, principalmente devido às soluções inovadoras, adequadas ao lugar onde são feitas. Composta por 40 imagens de grandes dimensões, a exposição reúne edifícios, casas, jardins, auditórios e diversos prédios feitos por arquitetos brasileiros contemporâneos.
Joana França tem produzido fantásticos registros da capital Brasileira, de sua reconhecida arquitetura moderna, de seus amplos espaços, escalas, contrastes e desigualdades de uma cidade nova que se transformou, em poucas décadas, em uma das maiores áreas metropolitanas do país, com um impressionante crescimento populacional.
E sua habilidade técnica já a consolidou, ao lado de fotógrafos como Mário Fontenelle, René Burri, Marcel Gautherot e Thomaz Farkas, como uma das mais importantes fotógrafas da arquitetura moderna da capital inaugurada em 1960, é também através de seu olhar que podemos acessar – e com isso construir panoramas – o melhor da produção contemporânea da arquitetura brasileira.
A exposição Una nueva arquitectura brasileña permanece aberta à visitação até 2 de outubro na galeria Paseo de las Culturas Amigas.