-
Arquitetos: Taller ACÁ
- Área: 30 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Doris Trejo - Topofilia Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Pequena Casa Quinn é um dos menores projetos feitos pelo Taller ACÁ e, ao mesmo tempo, um dos mais desafiadores. Com 30m2, o projeto consiste na transformação uma antiga loja de bairro em um espaço acolhedor para receber amigos e familiares.
Nossa premissa foi interpretar o espírito da família através do projeto. Eles são excelentes anfitriões, amantes do interculturalismo e sensíveis à natureza. Ao mesmo tempo, era importante conseguir conectar a história do lugar com o presente, recuperando e transformando a antiga loja, uma construção sólida em alvenaria de tijolos, a partir de uma linguagem contemporânea e inovadora.
A proposta arquitetônica partiu, então, do módulo existente, recuperando sua materialidade original e acrescentando detalhes únicos a partir da reinterpretação das aberturas, que se transformaram em elementos de design e decoração com o uso dos tijolos aparentes para as molduras, feitas com mão de obra de artesãos locais.
O programa se distribui principalmente no primeiro andar, que tem uma área de dormitório-sala de estar, cozinha e banheiro completo que, por sua vez, é dividido em duas áreas separadas, uma para o chuveiro e outra para o lavatório. Ambos os espaços são realçados pelo detalhe de suas portas de madeira, duas peças antigas que pertenciam à casa antiga da avó materna datada do início do século XX. Um elemento singular e quase escultural é a pia circular de concreto, que articula e define o funcionamento das diferentes áreas em um espaço tão pequeno.
O módulo se estende através de uma pequena escada metálica, até um segundo pavimento, onde o espaço é abobadado desde um pé direito duplo até o primeiro andar e forma uma pequena área de estar e mirante, ideal para tomar café e compartilhar conversas.
Este segundo nível foi construído com uma estrutura metálica e uma janela panorâmica que projeta a casa para o bairro, tornando-se um espaço de referência urbana e abrindo-se através de uma ponte para um terraço espetacular - a laje da casa original - que se abre para vistas do entorno imediato e da cidade vizinha, um espaço ideal para observar os pássaros no jardim e as cores do pôr-do-sol.
A simplicidade da obra e a meticulosidade de sua concepção e construção a transformaram em um ponto de encontro para familiares e amigos, e como eles mesmos a descrevem, esta pequena casa é agora seu "Happy Place".