Arquitetura, cidade e ativismo são as palavras que definem o Taller ACÁ, uma prática emergente dirigida por Jorge Villatoro e Hans Schwarz na Cidade da Guatemala. Entre seus projetos estão a A Pequena Casa Quinn e o Centro Comunitário Plantando Sementes, que recentemente foram selecionados como os vencedores do Prêmio Danta na Bienal de Arquitetura da Guatemala 2023. Na conversa que apresentamos a seguir, Villatoro e Schwarz nos contam em detalhes sobre suas inspirações, processos de trabalho e futuras projeções sobre a arquitetura, tanto no país como na América Central.
Arquitetura Guatemalteca
Projetos mais recentes em Guatemala
Últimas notícias em Guatemala
Arquitetura na América Central: projetos para entender o território da Guatemala
A Guatemala é um país localizado na América Central que está organizado em 22 departamentos. Sua capital e cidade mais populosa é a Cidade da Guatemala. As fronteiras geográficas que contêm este território são formadas pelo México ao norte e oeste, Belize e Honduras ao leste, e El Salvador ao sul. Além disso, abre-se para o Oceano Pacífico e o Golfo de Honduras.
Raúl Monterroso: "Queremos sensibilizar a sociedade quanto aos valores arquitetônicos modernos da Guatemala"
Raúl Monterroso é uma das referências quando se trata de falar sobre o movimento moderno na Guatemala. Ele não só foi um promotor da preservação do legado arquitetônico do país com sua publicação "La Guía de Arquitectura Moderna de Ciudad de Guatemala"("Guia de Arquitetura Moderna da Cidade da Guatemala"), mas recentemente colaborou com o Museo Experimental el Eco para sua Re_vista 05 com uma análise crítica intitulada "Sueños modernos, realismos mágicos y otras fantasías de ayer y hoy" ("Sonhos modernos, realismos mágicos e outras fantasias de ontem e hoje"), que procura ser uma janela para qualquer um questionar e se envolver com os valores arquitetônicos guatemaltecos.
Do Chile ao México: 30 casas na costa do Oceano Pacífico
Existe uma só maneira de habitar o litoral? A costa do Pacífico, o maior oceano da Terra, é um vasto território que possui uma grande diversidade de temperatura, ventos, topografia, entre outras condicionantes. Portanto, há uma grande variedade de ecossistemas que vão desde a extremidade congelante dos polos, amplos desertos, florestas, até a selva tropical quente e úmida. Essa diversidade majestosa não é alheia à arquitetura, que responde aos diferentes contextos nos quais se insere. Como resultado, há uma multiplicidade de obras arquitetônicas que compartilham o enquadramento das vistas para o mar.
Casas na Guatemala: sombra e ventilação para uma arquitetura tropical
“Aqui nos trópicos, é a sombra que refresca aquele que se reúne e, ao contrário do fogão, ela está em todo lugar”, diz Bruno Stagno ao explicar sobre a arquitetura tropical.
Bienal de Design de Londres 2021: pavilhões nacionais destacam papel do design ao enfrentar desafios globais
A Bienal de Design de Londres está atualmente em exibição na Somerset House, com 38 exposições de seis continentes, apresentando o papel do design na abordagem dos desafios globais. Com curadoria do Diretor Artístico Es Devlin, o evento gira em torno do tema ‘Ressonância’, convidando designers e artistas a considerar o efeito dos “conceitos inovadores do design sobre a forma como vivemos e as escolhas que fazemos”. Na terceira edição da Bienal de Design de Londres, os pavilhões nacionais destacam novas perspectivas sobre as questões mundiais, explorando sustentabilidade e meio ambiente, globalização e migração, história e vida cotidiana.
Guia online apresenta as joias da arquitetura moderna da Guatemala
Este guia não é um catálogo. É um convite aberto para que todos possam passear pela cidade, compartilhando a história da arquitetura construída durante a segunda metade do século XX.
Teddy Cruz vence o Prêmio Vilcek 2018 de Arquitetura
Todos os anos, a Fundação Vilcek seleciona os campeões imigrantes norte-americanos das artes e das ciências. Este ano, o Prêmio Vilcek em Arquitetura de 2018 foi entregue ao professor e arquiteto Teddy Cruz, nascido na Guatemala, e atualmente baseado em San Diego. Cruz usa suas experiências passadas, vivendo na Guatemala durante a guerra civil, para concentrar sua carreira acadêmica e profissional na formação de forças políticas e socioeconômicas.
Reuso de materiais: mobiliário feito com 1600 tubos de papelão
Last Minute é uma empresa da Guatemala que presta serviços especializados em impressão, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao expandir o negócio e abrir uma filial em Mixco, no extremo oeste da Cidade da Guatemala, a empresa se impôs uma meta: reutilizar 80% de seus materiais em desuso no projeto da nova loja.