-
Arquitetos: BONE
- Área: 275 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Oculis Project
-
Fabricantes: Bahraini Danish, Matteo Brioni, PSLab, Toru, Viabizzuno, Zuleya
Descrição enviada pela equipe de projeto. Erth é uma experiência imersiva na gastronomia dos Emirados Árabes Unidos, em Qasr Al Hosn. É uma homenagem à humildade e generosidade das antigas práticas culinárias e culturais do país. Os processos culinários dos Emirados tiveram um papel significativo durante o processo de projeto, pois ajudaram a reinterpretar a tipologia convencional de um restaurante e a criar um que acomodasse a natureza dinâmica da culinária local.
A abordagem foi criar um espaço que celebre a culinária como uma performance e a visão eclética do restaurante sobre a cozinha tradicional dos Emirados. A cozinha é introduzida no espaço revelando seu funcionamento e emoldurando momentos de preparo de alimentos, como o do pão tanoor, do pão rgag e do café tradicional local. Mais importante ainda, o volume apresenta uma exposição de temperos e ingredientes essenciais, colocando em primeiro plano os elementos que fazem parte do menu do restaurante.
A intenção por trás da área de jantar foi revisitar o tradicional assento majlis e reintroduzi-lo em um contexto de jantar em assento elevado. Os espaços são esculpidos em um piso elevado para conter áreas de estar, criando uma experiência que lembra a antiga tipologia de assentos majlis. A estratégia de assentos também foi um estímulo emocionante que Aljoud Lootah, Khalid Shafar, Zuleya, Toru e Bahraini Danish colaboraram com Bone para projetar o mobiliário do espaço. As peças desses designers regionais apresentam uma ludicidade que contrasta com a natureza nítida e linear do local. A seleção eclética reforçou o caráter do espaço pelo uso de madeiras, tecidos e couros.
Dada a abordagem de vincular o espaço às origens culturais dos Emirados, a escolha dos materiais celebra o natural e o bruto. A intervenção material permaneceu mínima, mantendo o esqueleto de concreto original do local no interior. O piso elevado com uma laje mais espessa ,com acabamento em argila natural, na qual os espaços de assentos foram esculpidos. O volume da cozinha foi feito com aço e travertino natural, concordando com a abordagem de materiais crus para a composição do espaço. Elementos mais suaves, como tecidos e plantas, foram utilizados para aumentar a privacidade do espaço, criando barreiras visuais. Para celebrar esses elementos trabalhando em equipe, a iluminação foi cuidadosamente selecionada para proporcionar momentos efêmeros que permitem aos usuários experimentar a sutileza do design ao longo do dia e da noite.