Em homenagem ao vencedor de 2022, o arquiteto burquinense Francis Kéré, o Prêmio Pritzker lançou um vídeo da cerimônia do recém-inaugurado Marshall Building na LSE, projetado pelas vencedoras de 2020 Yvonne Farrell e Shelley McNamara. O documentário inclui comentários de Tom Pritzker, e de vencedores anteriores, como Alejandro Aravena, Norman Foster, Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal. Esta cerimônia entrega a Kéré o medalhão do Prêmio Pritzker 2022, a mais alta honraria da arquitetura, certificando-o como Laureado por seu extraordinário trabalho com comunidades e habilidade em arquitetura.
“Quais são os desafios hoje? Qual é a nossa grande preocupação hoje, para todos, para os arquitetos e para a humanidade? O que [é] tão importante para nós? A crise climática é real”. Como parte de seu discurso durante a cerimônia, Francis Kéré destacou a importância da arquitetura como um papel fundamental para enfrentar o crescimento populacional e o atual conflito por recursos. (…) Os recursos [são] limitados... os conflitos por recursos se intensificarão em todo o mundo e o crescimento populacional é iminente. Não importa de onde viemos, isso deve preocupar a todos.” Francisco Kéré.
Durante a cerimônia, Alejandro Aravena, presidente do júri do Pritzker e vencedor de 2016, afirmou que “estamos expandindo a nossa caixa de ferramentas”. O arquiteto chileno destacou a importância da contribuição de Kéré para “novos modelos para enfrentarmos desafios que nunca vimos antes” (…) “Queremos celebrar [Francis] hoje, por nos mostrar outro caminho possível”. Reflexões de laureados anteriores, Norman Foster (1999), Rem Koolhaas (2000), Glenn Murcutt (2002), Jean Nouvel (2008), Farrell e McNamara (2020), Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal (2021), comprovam a capacidade de Kéré de apresentar “beleza, modéstia, ousadia e invenção ao mesmo tempo”. Vassal descreve a obra de Kéré com “algumas palavras que não escolhemos com tanta frequência na arquitetura: felicidade, gentileza, agilidade”.
“Como arquiteto, ele valoriza e orquestra o talento dos autores para fazer um trabalho coletivo, e isso é muito importante e muito novo na arquitetura.” Jean-Philippe Vassal
Fundada por Francis Kéré em 2005, com enfoque tanto em projeto como em compromisso social, a Kéré Architecture projeta e constrói arquitetura contemporânea que alimenta a imaginação com uma visão afro-futurista. Informado pela tradição, o estúdio explora novos modos de construção e usos inovadores de recursos locais e métodos de design participativo. Francis Kéré participou como arquiteto de duas instalações dedicadas às vozes do continente africano e foi curador da 23ª Trienal de Milão. Este ano, o estúdio finalizou o Kamwokya Community Playground em Kampala, Uganda.