As cidades de hoje foram substancialmente remodeladas para corresponder às necessidades ambientais e sociais ou para se reconstruir após desastres naturais ou guerras. Enquanto os planos diretores e regulamentos levam anos, milhões de pessoas permanecem presas no fogo cruzado e precisam de ajuda urgente em suas cidades. Com esta questão em mente, o WZMH Architects desenvolveu um sistema modular pré-fabricado para salvar milhares de estruturas em toda a Ucrânia que foram parcial ou totalmente destruídas durante a guerra. Este sistema visa integrar a tecnologia de construção em novos edifícios para criar comunidades mais sustentáveis.
Em 2022, mais de 100 milhões de pessoas foram deslocadas à força por causa de conflitos. Isso representa milhares de metros quadrados a serem reconstruídos, além da crise climática, onde o setor de construção é responsável por 27% das emissões anuais de carbono. Em um esforço para fornecer uma solução rápida, sustentável e habitável para ambas as crises, a WZMH Architects tomou Ucrânia como um estudo de caso, reconstruindo os Krushchyovka, um tipo de edifício histórico de cinco a nove pavimentos feitos de painéis de concreto ou tijolos, que ajudou a resolver a crise habitacional durante a Guerra Fria.
Speedstac é um sistema de construção de blocos pré-fabricados/modulares feitos de ISP (Intelligent Structural Panel). O painel ISP é fabricado fora do local, instalado no local com uma mão-de-obra mínima e está pronto para uso assim que encaixado. Muitos dos componentes, que são tradicionalmente instalados após a estrutura estar pronta, são integrados ao painel ISP (como instalações elétricas, comunicações ou climatização).
O ISP “encaixota” as unidades do prédio existente e substitui a seção danificada por novas unidades residenciais em pouco tempo. Os módulos de concreto são projetados para reduzir significativamente a aplicação de acabamentos (como placas de gesso, carpetes, azulejos) e incluem uma camada sanduíche que elimina a necessidade de elementos de fixação. O concreto de alta resistência afasta problemas comuns de separação acústica e de incêndio ao montar painéis em todos os quatro lados de uma unidade, ao mesmo tempo em que aborda a durabilidade e o ciclo de vida. Isso representa velocidade de mercado, redução de uso de material (20% a 40% menos emissão de carbono) e economia potencial de custos em relação a uma reconstrução completa.
A principal diferença entre reconstruir com o método de construção soviético e Speedstac é um conector que funciona como uma tomada. Este componente facilita o processo de empilhamento de edifícios, acelera os tempos de construção e torna esta solução de sistema inovadora econômica. Este é um fator chave porque em unidades onde as paredes de suporte são a fachada (como muitos khrushchyovka) elas não podem ser substituídas para manutenção ou reconstrução.
O conceito foi endossado pela Embaixada da Ucrânia no Canadá em colaboração com WZMH Architects, Eric Sommer, Stephenson Engineering Ltd. e Quasar Consulting Group. Outro exemplo de inovação impulsionada pela crise é o sistema modular de habitação temporária , com sede em Kiev escritório Balbek Bureau. O sistema se adapta a diferentes tipos de terreno e densidade de ocupação enquanto é implantado em um curto período de tempo. Além disso, Drozdov&Partners, juntamente com o Replus Bureau e Ponomarenko Bureau, começaram a reformar abrigos para pessoas deslocadas internamente (IDPs) em Lviv e sua região, usando campi escolares e outras instalações de grande escala como moradia temporária.