-
Arquitetos: supertecture gUG
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após o terremoto do século no Nepal em 2015, fomos convidados a criar um projeto para a extensão da escola na comunidade montanhosa do Himalaia, Dhoksan. A escola precisava de quatro espaços adicionais: três salas de aula e uma biblioteca multifuncional.
A fim de testar algumas das possibilidades ilimitadas do Nepal para tecnologias de construção reutilizadas, recicladas, regenerativas e circulares, decidimos construir cada sala como uma casa individual - cada "casa de aula" composta por diferentes materiais inovadores e subestimados: tijolos das ruínas originadas pelo terremoto doados gratuitamente, assim como pedras e 700 janelas antigas sem utilidade em decorrência também do terremoto, além de terra, bambu e palha.
No primeiro financiamento coletivo de tijolos do Nepal, convencemos centenas de famílias a doar alguns dos tijolos de suas ruínas do terremoto. Com isso coletamos mais de 14.000 tijolos de 50 tipos diferentes. Para cada tipo individual de tijolo projetamos uma conexão única. O telhado também consiste em duas telhas diferentes.
A segunda sala de aula é feita de terra batida local. Como o povo de Dhoksan não estava muito confiante em usar este material, decidimos construir nossa casa a partir de cinco camadas diferentes com misturas que variam de agregados de terra muito simples a agregados bastante sofisticados: primeiro misturamos terra com um pouco de cimento, depois com palha e até excremento de vaca. O telhado do volume é feito em bambu tratado localmente coberto com palha. Ambos: o tratamento do bambu e da palha teve de ser reinventado na “nossa” vila.
Há alguns anos, quase todos os edifícios tradicionais da comunidade eram construídos com rochas cobertas com lâminas de pedra. Após o desabamento de muitas casas durante o último terremoto, ninguém mais reconstruiu essas casas tradicionais. Estruturas de concreto armado estão substituindo a arquitetura tradicional e a antiga graça das cidades e paisagens. Usando todas aquelas rochas desmoronadas novamente e inventando janelas de pedra redondas, tentamos trazer as casas de pedra "em voga" novamente. Todos os materiais rochosos em nossa sala de aula têm sua origem em antigas edificações locais.
O último terremoto no Nepal destruiu mais de 800.000 edificações. Muitas das janelas incorporadas foram posteriormente despejadas em estoques. Conseguimos recolher cerca de 700 janelas e restaurá-las, tornando-as fachadas e telhado do nosso espaço multifuncional. Ele possui uma biblioteca, uma sala multiuso no andar superior e um conveniente escorregador para os alunos em direção às suas salas de aula.