O escritório Stefano Boeri Architetti divulgou o projeto de um masterplan para Ramagrama Stupa, um local sagrado de peregrinação budista no Nepal. A proposta inclui um jardim rico em biodiversidade e um Prado da Paz, que circunda a reverenciada Árvore Bodhi. Localizado na região de Parasi, o município de Ramagrama possui um profundo significado cultural e religioso, abrigando uma porção preservada das relíquias de Buda.
Arquitetura do Nepal
Projetos mais recentes em Nepal
Últimas notícias em Nepal
Brasil e Portugal têm patrimônio cultural em lista de sítios ameaçados
O World Monuments Fund divulgou sua lista World Monuments Watch 2022, uma seleção de 25 sítios em todo o mundo que possuem grande importância cultural e patrimonial, mas estão enfrentando ameaças econômicas, políticas ou naturais. A seleção deste ano destaca questões globais como mudanças climáticas, turismo desenfreado, sub-representatividade e recuperação após crises, exigindo planos de preservação imediatos.
Reconstruindo uma escola com um sistema solar passivo: madeira, zinco, adobe, pedras e garrafas de vidro
A oficina de carpintaria para a escola de Phugmoche, Nepal, é uma proposta que visa aplicar conceitos de permacultura e projeto sustentável com a participação ativa dos alunos. Leonardo Vergara participa com o 'Reacciona'- uma equipe que aborda a geração de consciência compartilhando o conhecimento e as ferramentas adquiridas com diferentes grupos e realidades sociais em todo o mundo.
"Doors of Kathmandu" registra os espaços de socialização da capital do Nepal
Nesta série, o arquiteto e fotógrafo Nipun Prabhakar registra as expressivas portas da cidade de Katmandu, capital do Nepal. Mais do que apenas passagens entre diferentes espaços, portas em Katmandu são tratadas como espaços de socialização onde as pessoas se reúnem regularmente e também server como manifestações físicas dos interesses do proprietário do edifício.
Protótipos de habitações temporárias de bambu por rOOtStudio
Em 2015, após o catastrófico terremoto no Nepal, Maria da Paz convidou João Boto Caeiro do RootStudio a projetar e construir uma habitação modelo no país. Usando materiais locais e acessíveis, construíram dois protótipos de bambu e divisórias leves, através de uma colaboração entre moradores e voluntários que vieram para a região.
Kathmandu pelas lentes de Fernanda Antonio
O Vale de Kathmandu foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1979. Nos sítios históricos, grande parte das edificações datam do período compreendido entre 1482 e 1768, quando, após a morte do Rei Yaksha Malla, o reino do Nepal se dividiu em três: Kathmandu, Bhaktapur e Patan. A rivalidade entre os novos reinos causou conflitos e desastres, mas também proporcionou um período de ouro, pois os três reinos buscavam se superar em termos de arquitetura e arte.
World Monuments Fund divulga lista com 50 sítios culturais ameaçados
O World Monuments Fund divulgou a lista "2016 World Monuments Watch" com 50 locais de patrimônio cultural de 36 diferentes países que estão em situação de risco. A lista, em sua vigésima edição, busca identificar locais "em risco pelas forças da natureza ou pelo impacto das mudanças sociais, políticas e econômicas" e direciona apoio financeiro e técnico para tais sítios.
Barberio Colella ARC projeta casas "pop-up" no Nepal
Desastres podem devastar comunidades a qualquer minuto. Na esteira do terremoto que causou os maiores prejuízos da história do Nepal, centenas de milhares de habitantes se tornaram instantaneamente moradores de rua. Para ajudar essas pessoas a reorganizarem e retomarem suas vidas, o escritório Barberio Colella ARC projetou uma estrutura temporária usando materiais locais "para fazer uma casa que possa ser construída de forma rápida, leve, compacta, durável e econômica."
Shigeru Ban propõe abrigos feitos de borracha no Nepal
O escritório Shigeru Ban Architects divulgou imagens de seu primeiro protótipo do abrigo emergencial projetado para o Nepal. Planejado para sem construído no final deste mês, o abrigo foi projetado para ser facilmente construído por qualquer pessoa. Usando estruturas modulares de madeira que se conectam, tijolos de borracha reciclada são usados para preencher as cavidades das paredes ao passo que tesouras de tubos de papelão apoiam a cobertura. Isso, comenta Shigeru Ban, permitirá uma "rápida construção e ocupação imediata."
Shigeru Ban lança campanha para construir abrigos emergenciais no Nepal
O escritório Shigeru Ban Architects, juntamente com a Voluntary Architects' Network (VAN), anunciou planos de enviar abrigos e equipamentos emergenciais para ajudar as vítimas do terremoto no Nepal que ocorreu dia 25 de abril. O plano é dividido em três etapas e prevê, primeiramente, o envio e montagem de tendas com repartições de plástico conseguidas através de doações para p,oferecer abrigo imediato às vítimas. Alguns meses depois, o escritório japonês, através de uma colaboração com arquitetos e estudantes locais, construirá habitações temporárias com materiais disponíveis na região.