Ontem ocorreu a cerimônia de premiação dos vencedores da 4ª edição do Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana. O evento fez parte da 18ª Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires e contou com uma conferência do principal vencedor, Laurent Troost.
Em agosto, foi anunciada a decisão do júri formado por Loreto Lyon, Alejandro Beals, Giancarlo Mazzanti, Felipe Leal, Cristine Muniz e Ana María Valenzuela. Os três primeiros lugares reconhecem o trabalho de arquitetos do Brasil e do México:
- Primer Lugar: Casarão da Inovação Cassina / Laurent Troost Architectures
- Segundo Lugar: Torre Avancer / Manuel Cervantes Estudio + Macías Peredo Arquitectos
- Tercer Lugar: Estúdio Iturbide / Taller Mauricio Rocha + Gabriela Carrillo
Laurent Troost é um arquiteto belga estabelecido em Manaus, Amazonas, fundador da Laurent Troost Architectures. Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo ISAIVH de Bruxelas (2001) e pós-graduação em Geografia e Cidades pela Escola da Cidade de São Paulo (2011). Seu estúdio tem se destacado recentemente em diversos concursos e premiações internacionais, como o Oscar Niemeyer Award, o Dezeen Award, o Architecture Masterprize e o IAI Most Creativity Award. Além de sua prática, Laurent também foi Diretor de Planejamento Urbano da Prefeitura de Manaus de 2013 a 2020 e é consultor do Grupo do Banco Mundial desde então.