-
Arquitetos: Staruń Wanik Architects
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nate Cook
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no sudoeste da Polônia. O terreno onde se desenvolve o edifício situa-se num local originalmente constituído por prados e pastagens que circundam a compacta da cidade. A localização do projeto numa área aberta e plana, claramente separada dos edifícios existentes na cidade, levou a pensar na correspondência do edifício com aquele ambiente.
A falta de claros estímulos ambientais preexistentes que interagissem com o projeto foi decisivo para que o usuário se concentrasse no ponto central do terreno em vez dos seus limites e perspectivas. A solução espacial proposta, em vez de reagir a fatores externos, que são poucos neste local, centra-se no edifício e na sua envolvente imediata. É o edifício que envia sinais para o exterior, e não o contrário, através da composição adequada dos seus blocos.
O objetivo foi alcançado delineando claramente o espaço mais próximo e relevante ao redor da casa para o usuário. Ao elevar uma seção da parcela acima do nível do terreno circundante, a localização mais importante foi definida. Na elevação resultante, estabeleceu-se uma composição de três sólidos que constituem uma casa. Os blocos são variados em altura e escalonados um em relação ao outro. Assim, foram obtidos dois espaços independentes com funções diferentes - aberto e fechado. O primeiro é o espaço aberto em frente à entrada do edifício que se abre para a rua e lotes envolventes. O segundo espaço é uma área de jardim fechada. Na parte sudeste, a composição do jardim interior fecha-se com uma lavandaria. O elemento adicional da composição torna difícil ver livremente esta parte do jardim do lado de fora. No lado da rua, a localização do edifício é definida pela linha de construção. Nesta parte do terreno, a linha de vedação foi colocada em frente à fachada, libertando a área em frente ao edifício.
O edifício foi construído na aldeia da Silésia. O tipo de desenvolvimento predominante nesta localidade é a construção agrícola compacta. A casa projetada foi construída em um prado. Está fisicamente localizado fora do tecido histórico de edifícios pós-alemães característicos da área. Portanto, a forma proposta e as soluções estéticas do edifício não imitam literalmente o desenvolvimento original, mas são baseadas em seus padrões. O edifício como premissa, a quebra do volume, o telhado de duas águas e os materiais de acabamento são uma continuação discreta das tradições. Pedra e madeira foram usadas para rematar a fachada. A utilização de alvenaria de inspiração calcária na fachada do edifício deve-se ao fato de o calcário ser um material de construção muito utilizado na área. É assim que o corpo do edifício se relaciona com o solo de forma natural.