Projetado por Bjarke Ingels Group, o Centro de Ciências Robert Day no CMC na Califórnia é inovador e deve ser concluído em 2024. Com auditório aberto, laboratórios, espaços de pesquisa e cobertura multifuncional com vista de 360 graus do Monte Baldy, o prédio atenderá uma comunidade de 1.400 alunos. Ao literalmente empilhar disciplinas em uma composição tipo Jenga, uma barra sem colunas servirá como um centro de colaboração multinível e uma encruzilhada para o pensamento científico, e também estimulará o resto dos estudantes de artes liberais a se interessarem mais pelas ciências e vice-versa.
A arquitetura do novo Centro de Ciências Robert Day maximiza a integração e interação multidisciplinar. Cada andar do edifício de 12.500 metros quadrados é orientado em uma direção diferente, conduzindo o fluxo de pessoas e ideias internamente entre os laboratórios e as salas de aula e externamente entre o centro e o restante dos prédios. A localização estratégica, no cruzamento de duas ruas principais, no extremo leste do Claremont McKenna College, a 40 minutos do centro de L.A., cria uma sólida porta de entrada para o campus.
Lar do recém-financiado programa integrado de pesquisa científica em neurologia, estudos genealógicos e mudanças climáticas, o programa inclui laboratórios e salas de aula empilhados em uma estrutura semelhante ao Jenga para fornecer um espaço de encontro flexível. A estrutura do edifício é projetada como uma pilha de dois volumes – uma treliça revestida de madeira – com cada par a 45 graus do piso. Os vazios dos blocos rotacionados criam um átrio central no coração do edifício que oferece vista para as salas de aula e espaços de pesquisa de todos os níveis. Ao entrar, os alunos se encontrarão em um átrio de altura total com espaços abertos que convidam a atividades colaborativas - incorporando a abordagem arquitetônica e educacional do centro.
Rodeado por espaços públicos, como o "The Mall" no lado oeste do edifício e a "Praça das Artes" e "Jardim das Ciências" para experiências educativas com espécies vegetais - o exterior será uma extensão do átrio de encontro. Além disso, visando o LEED Gold, aproximadamente 800 metros quadrados de painéis solares fornecerão entre 200 e 230 megawatts de energia por ano.
O novo Centro de Ciências Robert Day e o Departamento de Ciências Integradas de Kravis representam um passo no grande caminho "para enfrentar os maiores desafios do mundo, como saúde, clima e desinformação", diz Leon Rost, sócio do BIG. A confluência de disciplinas distintas, desde computação até ciências sociais, define a prioridade dos temas na descoberta e aplicação científica.
O Centro de Ciências Robert Day é o mais recente projeto de ensino superior do BIG nos EUA, seguindo o Hub de Inovação Empresarial Amherst da Universidade de Massachusetts, concluído em 2019. O Bjarke Ingels Group também está trabalhando no projeto de um novo campus educacional na ilha de Esbjerg, na Dinamarca, e no Museu Nacional Juneteenth, no Texas juntamente com o escritório de registro de propriedade afro-americana, KAI Enterprises.