O projeto de Níall McLaughlin Architects para a Biblioteca do Magdalene College acaba de ser escolhido como vencedor da 26ª edição do Prêmio RIBA Stirling. Escolhido a partir de uma pré-seleção de projetos, o novo edifício substitui uma biblioteca que Samuel Pepys doou à universidade há 300 anos e oferece aos alunos da Universidade de Cambridge um novo espaço que abriga ambientes de acervo e galeria de arte.
Localizada no centro da cidade de Cambridge, a Nova Biblioteca do Magdalene College homenageia a história com sua materialidade e gera ambientes de alta qualidade que melhoram o desempenho e o bem-estar dos alunos. De fato, o presidente do RIBA, Simon Allford, e membro do júri do Prêmio Stirling de 2022, explica que “como as universidades de todo o mundo trabalham duro para se posicionar em um mercado de ensino superior cada vez maior, o investimento em grandes edifícios é essencial. Este é um modelo exemplar para ser seguido.”
A nova estrutura criada por Níall McLaughlin Architects é uma arquitetura construída para durar, combinando “tijolos resistentes, telhados de duas águas, janelas com rendilhado e chaminés de tijolos” no exterior, enquanto os espaços internos são preenchidos com acabamentos de madeira clara. Dispondo espaços tranquilos, o projeto “contrasta abertura com intimidade”, com layouts que criam uma gama de ambientes, desde áreas amplas para salas de leitura e estudo em grupo, até áreas estreitas para escadas e estantes.
Pela primeira vez no Stirling Prize, o prêmio foi concedido a uma faculdade, “honrando o desenvolvimento da cultura arquitetônica moderna na Grã-Bretanha”, como afirma Níall McLaughlin. Fiel aos desafios de seu tempo, a nova biblioteca usa “estratégias simples, mas altamente eficazes” de ventilação passiva e iluminação natural para minimizar a energia utilizada para o funcionamento do edifício, além de materiais como estruturas de madeira para reduzir o carbono incorporado em sua construção”.
A Biblioteca do Magdalene College é resultado de um trabalho de muitas mãos e muitas mentes. A Universidade criou a possibilidade de sucesso na forma como iniciou e geriu o projeto. A nomeação de projetistas, consultores, construtores e artesãos foi tratada com cuidado. Durante todo o processo de desenvolvimento, nossa equipe teve apoio e foi questionada por nossas decisões. Sabíamos que estávamos construindo para um cliente motivado a alcançar o melhor resultado. Nossa responsabilidade com a história e o desenvolvimento futuro desta comunidade de ensino era clara. Pediram-nos para construir pensando a longo prazo e usando os recursos atuais com sabedoria. -- Níall McLaughlin
The New Library, Magdalene College foi escolhida pelo júri a partir de uma pré-seleção de projetos que inclui 100 Liverpool Street por Hopkins Architects, Forth Valley College – Falkirk Campus por Reiach e Hall Architects, Hackney New Primary School e 333 Kingsland Road por Henley Halebrown, Orchard Gardens, Elephant Park em Londres por Panter Hudspith Architects e Sands End Arts & Community Centre em Londres por Mæ. O júri da edição de 2022 do Prêmio Stirling foi composto por Simon Allford (presidente e presidente do RIBA), os arquitetos Glenn Howells (fundador da Glenn Howells Architects) e Kirsten Lees (sócio-gerente da Grimshaw) e o artista Chris Ofili. O júri foi assessorado pelo especialista em sustentabilidade Smith Mordak (Diretor de Sustentabilidade e Física do Buro Happold).