O escritório Grimshaw foi contratado para projetar o hub de transporte público mais movimentado do Reino Unido, assim como toda a área ao seu redor, em South Bank. O masterplan melhorará o tráfego de 5 conexões e renovará toda a área, que abriga atrações mundialmente famosas como o London Eye e a Tate Modern. O projeto se alinha ao compromisso do Lambeth Council e da Network Rail de zero emissões líquidas até 2030 aumentando as rotas para pedestres e ciclistas.
O South Bank tem desempenhado um papel fundamental para as empresas e comunidades de Londres nos últimos 175 anos. Demarcada pelo rio Tâmisa, a área era um pântano até a Revolução Industrial, quando houve a construção de cais industriais e instalações hidráulicas. Em 1951, o Festival of Britain trouxe uma atualização moderna para o passado industrial do South Bank. Desde então, recebeu milhões de pessoas em seu trajeto e a caminho do London Eye, Queen's Walk, Tate Modern, Hayward Gallery e Shakespeare's Globe, entre outros pontos turísticos importantes de Londres.
A reforma incentivará o deslocamento a pé e de bicicleta, aumentará a segurança viária e reduzirá a dependência de veículos motorizados, e contempla as conexões entre South Bank, The Cut, Waterloo Road, Lower Marsh e Leake Street, em Londres. Espera-se que em meados de 2023 tenhamos uma vizualiação da Estação Waterloo, do Grimshaw em parceria com WSP, Gbolade Design Studio, Exterior Architecture, Hatch, Iceni, Turner & Townsend.
O masterplan de Waterloo chega em um momento crítico no futuro de Londres. A infraestrutura precisa não só conectar pessoas e comunidades econimicamente e socialmente, ela também tem a responsabilidade de criar um futuro mais equitativo, móvel e sustentável. Estamos incrivelmente empolgados em trabalhar com Lambeth e Network Rail para trazer isso aos planos mais amplos de Waterloo e transformar a área em um verdadeiro centro cívico. - Kirsten Lees, Sócia-gerente e líder de projeto do Grimshaw
O escritório de arquitetura internacional Grimshaw também foi selecionado para projetar a nova estação ferroviária Nyugati em Budapeste, e está trabalhando no projeto da expansão da Washington Union Station. O projeto visa tornar-se, em 2026, um hub de transporte multimodal para o distrito adjacente à estação histórica e melhorar o acesso aos serviços ferroviários existentes, Metrorail, DC Streetcar e serviços de ônibus.