Pioneira na impressão 3D em grande escala, a ICON anunciou a construção de uma comunidade com 100 residências impressas em 3D, projetada em parceria com o BIG - Bjarke Ingels Group e desenvolvida pela Lennar. Localizada ao norte de Austin, na cidade de Georgetown, "The Genesis Collection at Wolf Ranch" se tornará a primeira e maior propriedade residencial do mundo construída por uma frota de robôs integrando técnicas de construção aditiva.
Combinando as possibilidades digitais da impressão 3D com recursos sustentáveis a um preço acessível, o projeto visa combater a crise imobiliária em Austin - uma das cidades mais dinâmicas e que mais cresce nos EUA - sede da nova Tesla Gigafactory e de outras gigantes como a Apple, Google, Microsoft e Oracle.
Impressas usando o sistema de construção Vulcan, da ICON, as casas terão um tipo de parede impressa em 3D composta por um material à base de cimento conhecido como Lavacrete. Criando as paredes camada por camada através de um bocal, a estrutura é construída sem a necessidade de reforços ou acabamentos extras, o que significa menos tempo e desperdício. Com base em protótipos anteriores, o prazo de construção de uma casa de 90 a 200 metros quadrados é de cerca de 5 a 7 dias de impressão, uma redução significativa do prazo em comparação com técnicas tradicionais, como o wood frame, que pode levar 16 semanas para imprimir a mesma área.
A expressão atualizada do estilo contemporâneo rancho texano é complementada por generosos espaços de pé-direito duplo e uma paleta de materiais composta por materiais naturais e de alta qualidade, As robustas paredes impressas em 3D oferecerão desempenho energético superior e serviços integrados, e serão cobertas com telhados metálicos e fotovoltaicos, melhorando a sustentabilidade e a resiliência do complexo. A comunidade oferecerá oito plantas baixas variando de 150 a 200 metros quadrados com 24 elevações.
No futuro, acredito que robôs e drones construirão bairros, vilas e cidades inteiras, e vamos olhar para a comunidade Wolf Ranch da Lennar como o lugar onde a construção robótica em escala começou. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas acredito que isso marca uma virada muito emocionante e esperançosa na maneira como abordamos as questões habitacionais no mundo”. Jason Ballard, cofundador e CEO da ICON
Selecionada como um dos Melhores Novos Escritórios de 2021 do ArchDaily e apresentada como um dos 100 líderes emergentes, de acordo com o Times, a ICON incorpora uma nova geração de criadores, empreendedores e designers que estão mudando o paradigma não só da indústria de construção residencial. A impressão 3D em escala de construção oferece alternativas habitacionais de alta qualidade e abriu a possibilidade de imaginarmos o lar da humanidade no espaço sideral. Em parceria com BIG e SEArch+ (Arquitetura de Exploração Espacial), a empresa texana está trabalhando em um sistema de construção espacial in-situ que pode apoiar a futura exploração da Lua pela NASA.