-
Arquitetos: Mjölk Architekti
- Área: 50 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:BoysPlayNice
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cume da montanha Stráz eleva-se acima de Rokytnice. Sua extremidade oeste desce para as águas correntes do rio Jizera e continua para o leste ao longo das cordilheiras Sachrův e Vlčí até a mística montanha Kotel. A montanha Stráz, ou Strázník, como os locais a chamam, era um dos lugares onde os sinais eram enviados por fogo quando exércitos inimigos invadiam nossas terras.
O sinal de fumaça era então recebido por outras patrulhas em Kozákov e enviado para a Boêmia. Hoje, felizmente, os incêndios nas colinas vizinhas não estão mais acontecendo. Rokytnice nad Jizerou tem novos guardas. A cidade é vigiada por quatro patronos do brasão. Empoleirados no topo de Strázník, eles simbolizam as quatro aldeias que se uniram para formar a cidade de Rokytnice nos tempos antigos - a Raposa, o Urso, a Ovelha e o Mineiro - A Patrulha da Guarda.
A Raposa. A raposa está empoleirada no primeiro penhasco. Seu longo corpo fica sobre a pedra, sua cauda se projeta para o vale. Ela observa Rokytnice e as colinas circundantes. Com um olhar aguçado, ela contempla a última neve derretendo na serra de Lysá, e conhece os primórdios das encostas, onde os raios do sol da primavera estão brilhando. O sol de verão branqueia suas costas, as chuvas de outono escurecem a casca de madeira da raposa. Subam, meus queridos, agora a Raposa de Františkov lhes dará uma carona em suas costas!
A raposa pode ser vista de uma pequena passarela próxima, com uma área perfeita para um lanche da tarde. Há mais paradas como esta ao longo do caminho, portanto, se ela ficar lotada, não fique triste, definitivamente haverá espaço para você em outro lugar.
O Urso. O urso está escondido na floresta a uma curta distância da Raposa. Ele está parado sobre uma rocha entre os arbustos de mirtilo, olhando para a copa das árvores. Ele parece bem alimentado. "Suba nas minhas costas!" O urso chama, convidando-o para um mirante que funciona mesmo quando a neblina paira sobre as montanhas. Se você tiver sorte, verá um pica-pau em ação, e, se ele pousar, poderá até ver uma manada de filhotes perambulando pela floresta no topo do mirante.
O urso é de Dolní Rokytnice, mas ele parece gostar daqui. É tranquilo e ele gosta de pessoas, portanto não tenha medo de ouvi-lo. Suba nas costas dele.
A Ovelha. As ovelhas vagaram para Stráz dos prados de Horní Rokytnice. Ela guarda o caminho para o mineiro, a última parada na rota entre as torres de observação. Acolhida na floresta entre os arbustos de mirtilo, ela a oferece de volta aos mais preciosos. Suba a escada e dê um tapinha nas costas dela, ela ficará feliz.
O Mineiro. Atravesse a passarela para chegar ao Mineiro. Ele fica em um alto penhasco, que os alpinistas locais chamam de K5.
Seu personagem é uma referência ao passado mineiro de Rokytnice. Como um símbolo de Rokytno, ele é o último patrono. A figura imponente olha para o vale do Jizera. Uma escada íngreme leva a um mirante com uma vista magnífica. Se você ouvir com atenção, poderá até ouvir as águas cintilantes do rio enquanto ele atravessa o vale selvagem das montanhas nas fronteiras polonesas. Sente-se nos degraus e observe o horizonte das colinas acima do rio, é lindo.
Arquitetura. O projeto da Patrulha de Guarda começou em 2014 quando projetamos uma série de pequenos observatórios na montanha acima de Rokytnice. Ele foi concebido a partir da intenção original do município de construir uma torre de vigia clássica no topo. Entretanto, a morfologia da montanha se mostrou inadequada para a construção de uma única torre de observação, pois não permitia vistas suficientes em uma altura padrão. Portanto, optamos pelo conceito de vários mirantes sobre as rochas que delimitam o topo da montanha. Fomos inspirados pelas figuras no brasão da cidade para criar estruturas leves de aço revestidas de madeira.
E assim, hoje a cidade é vigiada por seus quatro patronos - a Raposa, o Urso, a Ovelha e o Mineiro - nossa Patrulha de Guarda.
Materiais. Os mirantes apresentam estruturas de aço que consistem de peças menores que puderam ser transportadas para o local das protuberâncias de rocha pela força humana. As estruturas de aço são fixadas nas rochas com ancoragens de aço especial em furos de perfuração de até 8 metros de profundidade. As estruturas de aço são revestidas com carvalho. A moldura dos corrimãos é de aço pintado de preto com malha de aço inoxidável.