O projeto mexicano Casa de Música, projetado pelo Colectivo C733, foi eleito vencedor do Grande Prêmio da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito - BAQ 2022.
Localizado em Nacajuca, o centro comunitário repensa o espaço público e a dignidade espacial. “A música e as festividades têm um papel fundamental no cotidiano de Nacajuca, tanto na dança do pocho de raiz mesoamericana quanto nas manifestações contemporâneas”, dizem os autores no memorial do projeto.
O projeto “reaproveita a fundação de um edifício pré-existente e oferece um espaço digno para as confraternizações da cidade, com uma planta aberta de 32x24m e um núcleo de serviços com bar, banheiros e cozinha para eventos, que no piso superior funciona como mezanino para oficinas ou palco para bandas locais".
Organizada pelo Colégio Provincial de Arquitetos de Pichincha do Equador (CAE-P), a Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito acontece desde 1978, buscando promover o diálogo, o intercâmbio e a reflexão sobre a arquitetura e a cidade contemporânea. Esta edição teve como mote Inflexões: Ver de Novo, e buscou proporcionar um espaço de discussão e debate sobre a arquitetura em torno de pontos de virada na história.
Acompanhe nossa cobertura da BAQ2022 aqui.