Campus Infantil Theodoor / cuypers & Q architecten

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Campus Infantil Theodoor / cuypers & Q architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
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Descrição enviada pela equipe de projeto. O campus infantil Theodoor, no Bruxelas Health Campus da Vrije Universiteit Brussel (VUB) em Jette, acaba de ser oficialmente inaugurado. Além da escola primária, o complexo também abriga uma creche, atividades de escoteiros e escritórios + espaços para iniciativas Huis van het Kind, Kind & Gezin e CAW. cuypers & Q Architects criaram um complexo animado que potencializa a experiência das crianças com a natureza e é aberto para o entorno. O campus também testemunha uma abordagem de sustentabilidade de longo alcance. OMGEVING (paisagismo), Cenergie (engenharia técnica), Util (engenharia estrutural) e Daidalos-Peutz (acústica) também fizeram parte da equipe de projeto. O empreiteiro Houben cuidou da construção do edifício.

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O campus infantil Theodoor é um novo projeto inserido na encosta existente do terreno, localizado na orla do campus universitário e hospitalar da VUB próximo ao Laarbeekbos. O complexo oferece um novo espaço a diferentes públicos porque abriga uma creche gerida pela VUB para 120 a 150 crianças, um berçário e uma escola primária do GO! para 240 crianças, salas de escoteiros para de Faunaten do Escotismo Aberto de Bruxelas, escritórios para o Huis van het Kind com áreas de uso para Kind & Gezin e escritórios para o CAW. O campus inclui um total de 5.000 m2 de área útil.

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Mais do que a soma das partes. O complexo educacional infantil é interpretado como uma sequência de ruas, praças e pontos de encontro informais. Estes criam uma estrutura para a vida social neste edifício. Cada função tem seu espaço, com entrada e caminhos próprios, sem perturbar as restantes ou comprometer a segurança ou o conforto (acústico) de todos. Cada grupo de usuários possui seu próprio espaço ao ar livre mas, se desejado, todos podem entrar em contato facilmente. A inserção do edifício na inclinação natural permite certa privacidade sem dividir exageradamente o terreno em áreas definidas ou fechadas.

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Cada organização tem seu próprio lugar no edifício, mas na prática diária, elas trabalham juntas e se apoiam mutuamente. O ambiente familiar da escola ou do centro de saúde infantil garante que as perguntas sobre cuidados de saúde, bem-estar, atividades de lazer, crescimento ou apoio aos pais sejam respondidas com mais facilidade.

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Plantas

Há também uma estreita ligação com o campus da VUB, que se enquadra na filosofia de laboratório vivo da universidade, na qual a VUB pretende enriquecer a sua investigação e colocá-la ao serviço da sociedade, em colaboração com muitos atores da cidade.

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Experiência da natureza. A inclinação topográfica existente no local apresentava desafios e oportunidades. Por exemplo, os arquitetos optaram por construir na encosta, adjacente à reserva natural, a fim de relacionar a escala e a experiência do edifício e do ambiente o máximo possível com os usuários, diferentemente do restante do atual campus universitário. A integração dos espaços verdes e luz solar em todo o campus infantil é, portanto, central e completa a experiência e a interação com a zona natural protegida e adjacente 'NATURA 2000'.

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Com a implantação e sequência de volumes e níveis num local sem tráfego de automóvel, a vivência da natureza é potencializada com opções interativas e educativas de brincadeiras ao ar livre (sensibilidade natural, educação ambiental, purificação da água, biodiversidade, fauna e flora, etc.) totalmente integradas ao projeto pedagógico do campus infantil, o que contribui para a sensibilização das crianças para o consumo consciente de água e energia.

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Aberto para o entorno. O edifício também está aberto à ampla utilização pela população do bairro e conecta o bairro e o campus de forma mais próxima. Por exemplo, o pavilhão esportivo e o refeitório da escola, bem como o espaço de recreio protegido, não só podem ser utilizados pelos escoteiros para atividades internas em condições de mau tempo, mas também podem ser utilizados para atividades pós-escolares e por outras associações (de bairro). 

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Integração Artística. Em termos artísticos, os arquitetos colaboraram com os jovens artistas Luca Beel e Adriaan Tas, com quem buscaram uma simbiose entre experiência, arte e estética, resultando na obra 'Echoes'.

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Exemplo de sustentabilidade. Para garantir que todos os aspectos da sustentabilidade (como mobilidade, uso de materiais, gerenciamento de água etc.) fossem incluídos no conceito, a equipe de projeto seguiu uma metodologia baseada em medidores de sustentabilidade como BREEAM, LEED e GRO. Afinal, a sustentabilidade de uma edificação vai muito além do aspecto energético.

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O conceito de energia foi determinado reduzindo ao máximo o seu uso e utilizando fontes sustentáveis para atender a demanda de energia restante.

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O edifício em si tem uma estrutura compacta com uma interpretação livre para máxima flexibilidade. As coberturas funcionam como telhados verdes e como playgrounds pavimentados e não pavimentados para reduzir o impacto no solo. A paleta de materiais se ajusta a essa experiência integral, também em função das escolhas de sustentabilidade e dos altos requisitos acústicos: materiais aconchegantes, duráveis e de baixa manutenção em uma paleta de cores agradável conferem ao campus sua singularidade.

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Os materiais de construção utilizados são locais, recicláveis ou reciclados, dotados de rótulos ecológicos e encontram-se maioritariamente dentro da classe NIBE 4 ou superior. As fixações destacáveis de revestimentos e outros materiais facilitam a potencial reutilização dos materiais sem perda de valor. Regras rígidas foram implementadas nas especificações para gerenciamento de resíduos no canteiro de obras. Também foi dada atenção à integração de materiais de acordo com sua produção com a intenção de perda e corte mínimos. As montagens finais também foram limitadas.

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O edifício é aquecido e resfriado por energia geotérmica (campo BEO com ativação de núcleo de concreto). Fazendo uso da inércia, o edifício é mantido passivamente a uma temperatura constante. Além da água da chuva, a água cinza também é recuperada e utilizada para descargas sanitárias, entre outras atividades. Nem uma única gota de água da chuva vai para o sistema de esgoto. Existem 284 painéis fotovoltaicos nos telhados verdes. A combinação de isolamento completo, vidros triplos e técnicas sustentáveis tornam este novo edifício energeticamente neutro.

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Localização do Projeto

Endereço:Bruxelas, Bélgica

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus Infantil Theodoor / cuypers & Q architecten" [Children's Campus Theodoor / cuypers & Q architecten] 23 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992626/campus-infantil-theodoor-cuypers-and-q-architecten> ISSN 0719-8906

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