-
Arquitetos: Medio Arquitectura
- Área: 140 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Emiliano Ruidíaz Riffo
-
Fabricantes: Rothoblaas, AutoDesk, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Tekila é uma residência localizada no sul do Chile, na região da Araucanía, a poucos quilômetros da cidade de Lican Ray. O principal requisito era o de projetar uma casa eficiente, confortável, bem iluminada e com uma boa vista para o lago. O terreno do projeto tem o lago Calafquen ao sul e a floresta nativa ao norte. A principal decisão foi elevar o projeto do nível do solo com dois objetivos: primeiro, buscar o sol do norte permitindo a maior entrada de luz e calor, e em segundo, obter uma melhor vista do lago. O terraço do projeto foi implantado ao sul para contemplar o lago e para se proteger do sol do verão. O espaço principal que contempla salas de jantar e de estar, e cozinha, está posicionado na direção leste-oeste, conseguindo assim uma vista para o lago e para a floresta. O projeto estabeleceu um pé direito duplo como meio de conexão com o primeiro pavimento, promovendo a interação entre os moradores.
Toda a madeira estrutural utilizada no projeto é pré-fabricada e usinada pela empresa local TIMBER, em sua fábrica em Temuco e montada no canteiro por carpinteiros locais da construtora VIPROC. A base estrutural da madeira laminada foi projetada com elementos finos e leves que buscam se integrar ao contexto. A fachada foi pré-fabricada e dividida em diferentes partes, que foram armadas e montadas pelos carpinteiros no canteiro. Foram utilizadas tábuas de 1x4" de madeira separadas por 1 cm cada e com um corte de 45 graus nas extremidades para evitar a estagnação da água. Foram evitados parafusos em toda a fachada a fim de proteger a madeira e assim poder apreciá-la em sua totalidade.
Sempre escolhemos a madeira como principal material de projeto, por ser versátil, sustentável e termicamente eficiente. Neste caso utilizamos tecnologia avançada de madeira, como madeira laminada mecanizada e pré-fabricada e, ao mesmo tempo, a carpintaria tradicional da região. Os próprios carpinteiros foram responsáveis pela montagem de toda a estrutura pré-fabricada e trabalham de forma artesanal nas fachadas e acabamentos internos. Acreditamos que é relevante e necessário continuar avançando no desenvolvimento, tanto das novas tecnologias, quanto das habilidades de carpintaria tradicional, pois ambas se complementam e se aperfeiçoam mutuamente, alcançando resultados muito bons.