O escritório Foster + Partners venceu o concurso para projetar o novo Aeroporto Internacional King Salman, em Riad. A cultura e a identidade saudita nortearam o projeto arquitetônico do aeroporto para garantir uma experiência de viagem única para seus visitantes e viajantes. O plano diretor do aeroporto irá colaborar para transformar a capital da Arábia Saudita em um centro logístico global, estimulando o transporte, o comércio e o turismo. Será uma ponte que conectará anualmente 180 milhões de passageiros do oriente e do ocidente.
Espera-se que o Aeroporto Internacional King Salman seja um dos maiores aeroportos do mundo, juntamente com o King Fahd International, na Arábia Saudita, com cerca de 780 quilômetros quadrados construídos, o Denver International (135 km²) e o Dallas/Fort Worth International (53 km²), ambos localizado nos EUA. O megacomplexo terá uma área de aproximadamente 57 km², permitindo seis pistas paralelas e incluindo os terminais existentes com o nome de King Khalid.
O aeroporto pretende acomodar até 120 milhões de viajantes até 2030, com capacidade para processar 3,5 milhões de toneladas de carga e 180 milhões de passageiros até 2050. O terminal de voo também incluirá 12 km² de instalações de apoio, instalações residenciais e recreativas, pontos de venda e outros imóveis logísticos. Com a sustentabilidade como elemento central, o King Salman International obterá a certificação LEED Platinum ao incorporar iniciativas ecológicas de ponta em seu projeto e ser alimentado por energia renovável.
Olhando para o futuro, o novo Aeroporto Internacional King Salman reimagina o terminal tradicional como um único loop de saguão, servido por múltiplos acessos. O terminal é muito do seu lugar e conecta os passageiros às experiências sensoriais da cidade, com elementos naturais, luz temperada e instalações de última geração - Luke Fox, Head of Studio, Foster + Partners.
O escritório britânico também está trabalhando no Aeroporto Internacional do Mar Vermelho, na Arábia Saudita, como parte do Red Sea Project e do desenvolvimento do turismo. Além disso, a Foster + Partners divulgou também a construção do novo aeroporto CPK, situado entre Varsóvia e Łódź, na Polónia. Em consórcio com a Buro Happold, o aeroporto atenderá até 40 milhões de passageiros com capacidade de expansão de até 65 milhões de passageiros em 2060.