A Quay Quarter Tower (QQT), projetada pelo escritório 3XN, foi eleita Edifício do Ano de 2022 durante o 15º World Architecture Festival (WAF), realizado em Lisboa.
A torre de 206 metros, localizada perto da Sydney Opera House, é um edifício de escritórios disposto como uma vila vertical, criando um senso de comunidade e proporcionando espaços que se concentram na colaboração, saúde e bem-estar, com diversos terraços externos.
Construída em cinco volumes móveis empilhados, a 3XN empregou uma estratégia radical de sustentabilidade que envolveu a reciclagem da torre existente. A série de átrios empilhados cria uma coluna social com vistas excepcionais, ao mesmo tempo que permite a entrada de luz natural em cada pavimento.
Paul Finch, Diretor de programa do World Architecture Festival comentou: "O vencedor foi encarregado de projetar um edifício em um local de destaque, e reter uma grande proporção de uma torre comercial existente de cinquenta anos. O resultado foi um excelente exemplo de reutilização adaptativa, com uma excelente redução de carbono. A torre é um exemplo de um projeto de espaços de trabalho produzido antes da pandemia de COVID que, no entanto, proporcionou um espaço saudável e atraente para os usuários pós-pandemia. O cliente estava preparado para arriscar a construção de uma ideia em uma base especulativa - funcionou".
O vencedor foi selecionado por um super júri de visionários da indústria global de arquitetura - composto por Tracy Meller, Rogers Stirk Harbour + Partners; Jo Noero, Noero Architects; John Wardle, John Wardle Architects; Issa Diabaté, Koffi & Diabaté Architectes, e Murat Tabanlioglu, Tabanlioglu Architects.
Projeto de Interior do Ano
A Biblioteca Infantil Pingtan da Condition_Lab foi nomeado o Projeto de Interior Mundial do Ano de 2022. O projeto, localizado na China, foi selecionado em uma lista de 11 categorias para receber o prêmio final.
A biblioteca é uma pequena estrutura de madeira, que se baseia na tipologia das tradicionais "Dong Houses", composta principalmente de duas escadas helicoidais entrelaçadas. O valor do projeto está focado na brincadeira e preservação da cultura tradicional para os jovens usuários e na disciplina do design, destacando a importância social da arquitetura.
Os juízes ficaram impressionados com a "carpintaria tradicional" do projeto para crianças, "os verdadeiros usuários desta estrutura encantadora, onde podem brincar nos degraus, pegar um livro ou espiar seus amigos”. Eles parabenizaram a Condition_Lab por criar "um espaço para a comunidade e alcançá-lo".
O prêmio INSIDE Projeto de Interior do Ano foi julgado pelos super jurados do festival INSIDE 2022: Linzi Cassels, Perkins + Will; Ann Lau, Hayball; Eva Jiřičná, AI – DESIGN; Johnny Chiu, JC Architecture e Nigel Coates.
Projeto Futuro do Ano
O Projeto Futuro do Ano 2022, celebra o melhor da arquitetura do mundo que ainda não foi concluído. O projeto vencedor foi concedido ao Dream Pathway / Uma conexão entre o parque recreativo desportivo e uma rua cultural, no Irã, de autoria do CAATStudio (Kamboozia Architecture and Design Studio).
O projeto apresenta uma via urbana para pedestres e ciclistas na parte ocidental do complexo de colinas de Abbas Abad, em Teerã. O projeto, uma vez concluído, terá como objetivo criar uma narrativa interativa atrativa na cidade que move os usuários entre quatro zonas diferentes através do uso de terra batida e formas geométricas.
O super júri do Projeto Futuro do WAF, incluiu: Shane O'Toole, University College Dublin; Sir Peter Cook; Nadia Tromp, Ntsika Architects; Mario Cucinella, MCA - Mario Cucinella Architects, e Yui Tezuka, Tezuka Architects.
Os juízes descreveram o projeto como "um conceito arquitetônico e urbano original que faz jus ao título e à ambição de seu projeto" e o parabenizaram por sua "geometria primorosamente controlada", que eles sentiram "proporcionar uma surpreendente continuidade" entre o "padrão de rua da cidade e o novo destino de parque do distrito".
Paisagismo do Ano
O prêmio de Paisagismo do Ano 2022 foi concedido ao Atelier SHANCUN, Escola de Arquitetura, Universidade de Tsinghua + Instituto Anshun de Arquitetura por seu projeto de Preservação e Reabilitação da Paisagem Rural de Gaodang: Uma Vila do Grupo Minoritário Étnico Buyi no sudoeste da China. O projeto foi selecionado como o vencedor da categoria Paisagem Rural.
O super júri deste quesito incluiu: Todd Longstaffe-Gowan, Todd Longstaffe-Gowan Landscape Design; Lily Jencks, LilyJencksStudio | Jencks Quadrado; Mariana Simas, studio mk27, e Zaš Brezar, Landzine.
Os juízes elogiaram o projeto como "um esquema incrivelmente sensível de conservação de vilarejos, que devolve a vida à China rural". O projeto reúne uma rica diversidade de partes interessadas nos últimos sete anos, para realizar um projeto que garanta que esta comunidade rural permaneça no futuro.
World Architecture Festival 2023
O festival se reunirá em 2023 em Cingapura para sua 16ª edição, de 29 de novembro a 1º de dezembro. As inscrições já estão abertas.