A Butrint Management Foundation (BMF) revelou as quatro equipes que projetarão o novo centro de visitantes do Parque Nacional Butrint, um Patrimônio Mundial da UNESCO na costa jônica da Albânia. Kengo Kuma & Associates, Lahdelma & Mahlamäki Architects, Philippe PROST / AAPP e William Matthews Associates foram selecionados para criar projetos conceituais para o centro de visitantes de 1.000 m² no destino cultural mais icônico do país, lar de artefatos e estruturas da Idade do Ferro e da Idade Média. As propostas serão julgadas em 2023, e o novo centro de visitantes deve ser concluído em 2025.
Reconhecido como Patrimônio Mundial em 1992, o parque de 94 quilômetros quadrados tem impacto cultural e apelo visual únicos, resultado de sua combinação de cenário natural preservado com monumentos como o antigo Teatro Epirot, um fórum romano e um antigo batistério bizantino, além de outros monumentos datados dos períodos helênico, romano, bizantino, angevino, veneziano e otomano. Em 2020, foi estabelecido um plano de gestão integrada para proteger o local devido ao elevado tráfego de visitantes pós-pandemia. O esquema promove o turismo sustentável, ambientalmente sensível e baseado na comunidade, abrindo caminho para equipes multidisciplinares – lideradas por arquitetos emergentes e experientes – projetarem o novo centro de visitantes.
O projeto acolherá e orientará os visitantes, explicará sobre o local, transmitirá os valores da UNESCO e será uma porta de entrada para o Parque Nacional. Como um fórum educacional, o projeto integrará a comunidade como um local de trabalho para a equipe da Fundação. Outros aspectos do concurso incluem uma nova bilheteria; melhorias na entrada da área central; orientação; e melhores instalações para ancoragem conectando o continente às Ilhas Ksamil.
Ficamos encantados com a resposta internacional ao nosso concurso; equipes de 17 países se inscreveram e espectadores de mais de cem visitaram o site. [...] Butrint atraiu um campo de designers extremamente forte. […] é emocionante passar agora para a próxima fase do concurso. Nosso foco é selecionar um vencedor que criará um exemplar arquitetônico, um marco único para o local e a Albânia.’ - Elva Margariti, ministra da Cultura da Albânia
Com um financiamento inicial de US$ 2,45 milhões e um orçamento final de até US$ 4 milhões, o concurso em duas etapas, organizado pela Malcolm Reading Consultants, estimula os participantes a considerar outras oportunidades dentro do parque, ampliando a visão paisagística do masterplan. A seleção precede uma vasta experiência:
- A Kengo Kuma & Associates é conhecida por seus projetos culturais e cívicos focados em redescobrir materiais locais e atualizá-los para serem usados em construções contemporâneas. Projetos recentes incluem a nova sede da Bosonit em La Rioja, na Espanha, a Ponte Kusugibashi e o Centro de Informações Turísticas e Culturais de Asukasa, ambos no Japão.
- Lahdelma & Mahlamäki Architects é mais conhecido por seus museus e prédios públicos. O escritório é especializado em tarefas exigentes de projeto em ambientes sensíveis. Os principais projetos do LMA incluem o Museu da História dos Judeus Poloneses na Polônia (2013), além da Urban Environment House na Finlândia (2020) e o Centro Comunitário Kastelli na Finlândia.
- A obra de Philippe PROST / AAPP caracteriza-se pelo respeito pelo sítio, sua história e sua geografia, como o Anel da Memória em Ablain-Saint-Nazaire. Philippe Prost é membro da Comissão Nacional Francesa de Patrimônio e Arquitetura, bem como do Conselho de Administração da Fundação Le Corbusier.
- A William Matthews Associates trabalhou no Reino Unido e internacionalmente em diversas comissões culturais, comerciais e de infraestrutura. Em 2021 ganhou o RIBA Stirling Prize com sua Passarela no Castelo Tintagel na Cornualha, e em 2022 foi selecionado em uma série de competições na República Tcheca, incluindo o novo teleférico em Praga.
As inscrições anônimas serão julgadas por um júri de especialistas locais e internacionais, incluindo representantes da Butrint Management Foundation. Os finalistas visitarão o local no início de 2023 e o novo centro de visitantes deve ser inaugurado em setembro de 2025.